Um levantamento da Turbi apontou que o principal destino de quem aluga um carro, por pelo menos uma hora, são os programas de lazer, seguido tarefas esporádicas, trabalho e impossibilidade de usar o próprio veículo:
- 58% dos consumidores optam pelo serviço para viagens curtas ou para passeios dentro da cidade, como ir a um restaurante;
- 17% usam o serviço de aluguéis para realizar tarefas esporádicas de rotina, como fazer compras;
- 13% dos entrevistados dizem que seus deslocamentos envolvem o trabalho;
- 8% recorrem ao aluguel quando não podem usar seu carro próprio.
Para os usuários do serviço, as principais vantagens apontadas são:
- facilidade na contratação (76%);
- custos (48%);
- e flexibilidade (20%).
De acordo com o Cofundador da Turbi, Daniel Prado, “as pessoas têm se atraído pela comodidade e facilidade de se ter um veículo por perto para usar a qualquer momento do dia sem burocracia e com um cadastro simples e digital, que dá a sensação de se ter um carro na garagem”.
Ainda de acordo com a pesquisa:
- 63% das pessoas que hoje usam o serviço de aluguel a partir de uma hora não tem carro;
- 23% tem carro próprio;
- 15% tem um carro à disposição para uso compartilhado em casa.
Já em relação à faixa etária destes consumidores também é bastante diversificada: 39% têm entre 30 a 40 anos, 23% têm entre 20 a 30 anos e 22% possuem entre 41 a 50 anos.
“Alugar simboliza para o motorista uma alternativa acessível para usar um automóvel somente quando precisa, permitindo a troca de carro a qualquer momento. Além disso, é uma forma de se administrar melhor os custos e evitar as dores de cabeça que o veículo próprio pode trazer”, finalizou o Cofundador da Turbi.