Câmbio:

Idiomas:

25% dos brasileiros querem usar crédito para viajar nos próximos meses

Geração Z
Viagens e lazer estão entre os principais destinos do crédito, revela estudo (Reprodução/Freepik)

Uma nova análise da Serasa Experian revela que os hábitos de uso do crédito no Brasil variam significativamente entre gerações, refletindo prioridades e comportamentos financeiros distintos. O recorte da pesquisa “Consumidor do Futuro”, divulgado na última quinta-feira (11), mostra que 44,1% dos brasileiros estão em busca de crédito, sendo 18,8% com maior frequência e 25,3% de forma pontual, para necessidades específicas.

A Geração Z lidera essa tendência: 49,9% dos jovens afirmam buscar crédito com mais intensidade, enquanto 25,3% ainda recorrem a ele apenas em situações pontuais. Entre os boomers, a postura é oposta: 39,1% evitam o uso do crédito no dia a dia e apenas 14,8% utilizam recursos financeiros dessa forma. Esses dados evidenciam como idade e contexto social influenciam a relação dos brasileiros com empréstimos e financiamentos.

unnamed 28 e1757705938754 edited 25% dos brasileiros querem usar crédito para viajar nos próximos meses
(Divulgação/Serasa)

“Compreender como os brasileiros utilizam e pensam o crédito, seus objetivos e motivações, é essencial para construirmos soluções mais eficazes e personalizadas – seja para o consumidor ou para empresas que estão nesse mercado e buscam conhecer, segmentar e ativar digitalmente essas audiências”, comenta Giovana Giroto, CMO da Serasa Experian. Ela acrescenta que o estudo mostra o crédito ocupando diferentes papéis no planejamento financeiro, de acordo com as prioridades de cada geração.

Uso do crédito voltado para lazer e bem-estar

Quando questionados sobre como pretendem utilizar o crédito nos próximos meses, 25% dos brasileiros citaram viagens e lazer como prioridade. Entre os mais jovens, o uso é mais diversificado: 21,8% da Geração Z planejam gastar com entretenimento, 21,4% querem organizar suas finanças e 20,3% têm intenção de investir ou abrir um negócio.

unnamed 29 e1757705913845 edited 25% dos brasileiros querem usar crédito para viajar nos próximos meses
(Divulgação/Serasa)

O estudo também explorou como expectativas de crescimento econômico podem influenciar o comportamento de consumo. Para 29,4% dos entrevistados, uma melhora na economia aumentaria os gastos com lazer, viagens e restaurantes, principalmente entre millenials (29,8%) e geração X (35%). Além disso, 18,6% dos consumidores priorizariam produtos e marcas de maior qualidade, com destaque para a Geração Z (20,9%) e millenials (19,3%). Em contrapartida, 18,4% afirmaram que manteriam seu padrão de consumo mesmo com avanço econômico, tendência mais evidente entre os boomers (27,9%).

O levantamento reforça a importância de observar as diferenças geracionais para compreender hábitos de crédito e consumo no Brasil. Com foco em lazer, bem-estar e planejamento financeiro, os dados indicam que a Geração Z se mostra mais aberta ao crédito, enquanto os consumidores mais maduros mantêm postura mais conservadora.

Tópicos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *