Rio Grande do Sul destaca atrativos além da Serra e convida agentes a ampliarem o tempo de permanência dos turistas
Ronaldo Santini, Secretário de Turismo do Rio Grande do Sul; ao lado de Claudia Mara, diretora na Secretaria de Turismo do RS (Giulia Jardim/M&E)

GRAMADO – Com falas emocionadas e cheias de orgulho local, os anfitriões da Arena Abreu 2025 reforçaram o papel do turismo na nova fase do estado. Após um período de recuperação e reconstrução, o Rio Grande do Sul se mostrou ainda mais forte e acolhedor. Durante o evento, os representantes do destino transformaram a ocasião em um convite direto aos agentes de viagens: ajudar a contar uma nova história sobre o estado.

A apresentação foi conduzida por Ronaldo Santini, secretário de Turismo do Rio Grande do Sul, e Claudia Mara, diretora de Planejamento e Competitividade da Secretaria. Ambos ressaltaram a diversidade de experiências disponíveis no estado e destacaram que o tempo médio de permanência dos turistas precisa aumentar. Enoturismo na Campanha Gaúcha, paisagens dos cânions, litoral, as Missões e a cultura do interior foram alguns dos exemplos apresentados como alternativas para complementar o tradicional roteiro da Serra.

“O turista precisa ficar mais tempo no nosso estado. Temos mais do que Gramado e Canela. Temos experiências únicas em diversas regiões. O Rio Grande tem muito a oferecer — e a Arena é uma oportunidade de mostrar isso a vocês”, disse Santini.

Gramado: a casa da Arena Abreu em 2025

Representando a cidade anfitriã, o secretário de Turismo de Gramado, Ricardo Bertolucci, trouxe leveza, entusiasmo e muita paixão local à apresentação. Com bom humor, agradeceu à Abreu por ser a primeira operadora a manter sua convenção na cidade neste novo ciclo e destacou que o momento é de retomada com força total.

Rio Grande do Sul destaca atrativos além da Serra e convida agentes a ampliarem o tempo de permanência dos turistas
Ricardo Bertolucci, Secretário de Turismo de Gramado (Giulia Jardim/M&E)

Gramado conta hoje com 26 mil leitos hoteleiros e mais de 75 atrativos turísticos, que vão desde parques naturais e temáticos até experiências no interior, como o turismo rural e as rotas do vinho. A cidade também oferece uma gastronomia premiada e estrutura para receber eventos de grande porte, como o Festuris, o Natal Luz e o Festival de Cinema.

Segundo Bertolucci, a taxa de retorno dos visitantes é uma das mais altas do país. Ele destacou ainda o reconhecimento internacional recente, com Gramado eleita o segundo melhor destino da América do Sul pelo Travellers’ Choice Awards.

Entre as novidades, estão o primeiro hotel 100% temático infantil do Brasil, novas vinícolas familiares e ações de capacitação voltadas ao trade, como o curso gratuito de especialização em Gramado, oferecido em parceria com o Senac.

“Se o cliente de vocês ficar sete dias em Gramado, ainda assim vai embora com vontade de voltar. Nossa cidade está em constante movimento e sempre pronta para surpreender”, finalizou.

*O M&E viaja com cobertura GTA e em parceria com a Shift Mobilidade.