
O Desfile de 7 de Setembro, realizado neste domingo na Esplanada dos Ministérios, foi palco de uma ação inédita do Ministério do Turismo em parceria com a Secretaria de Turismo do Distrito Federal para estimular o turismo cívico. O objetivo é incentivar brasileiros a conhecerem mais sua própria história por meio de experiências educativas e culturais.
A iniciativa levou 80 alunos da rede pública do DF e de Goiás para acompanhar de perto a celebração dos 203 anos de Independência do Brasil, que contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro do Turismo, Celso Sabino.
O projeto integra o programa Conheça o Brasil: Cívico, desenvolvido pelo Governo Federal em colaboração com o Executivo local, e busca promover a visitação a atrativos cívicos, especialmente em períodos de menor fluxo turístico na capital federal. Estudantes, professores e pesquisadores são convidados a vivenciar Brasília, cidade repleta de marcos históricos e culturais.
“O turismo cívico contribui não apenas para educar nossas crianças sobre o passado e o presente do Brasil, mas também para incrementar a movimentação de visitantes em vários destinos nacionais, levando emprego, renda e prosperidade a brasileiros que atuam no setor”, afirmou o ministro Celso Sabino.
Entre os alunos participantes estavam estudantes da Escola Classe 14 de Planaltina (DF) e do Instituto Cuidar, Formar e Zelar (CFZ). Para o secretário de Turismo do DF, Cristiano Araújo, levar crianças para vivenciar o desfile fortalece o sentimento de pertencimento e amor ao país. “Por meio do projeto Conheça o Brasil: Cívico, elas têm a oportunidade de aprender, na prática, sobre a história, a cultura e os valores cívicos que nos unem como nação”, destacou.
Com o tema “Brasil Soberano”, o desfile cívico-militar contou com a tradicional apresentação das Forças Armadas e foi dividido em três eixos: Brasil dos Brasileiros, COP30 e Brasil do Futuro. O evento atraiu cerca de 45 mil pessoas e durou aproximadamente duas horas.
O encantamento das crianças foi visível durante toda a programação. Paloma Alves, uma das estudantes, disse estar emocionada: “É a primeira vez que estou vindo no 7 de Setembro e estou muito emocionada porque tem muitas coisas legais para descobrir”. Yasmin Rocha também demonstrou entusiasmo: “Eu vi coisas que eu não conhecia e que agora conheci e amei muito”.
Nilton Veiga, presidente do Instituto Cuidar, Formar e Zelar, ressaltou a importância de experiências como essa. “Isso aqui é fantástico porque nem todo mundo conhece a nossa capital, a capital de todos. A importância é muito grande para entender que existe a capital e que o turismo nela é muito relevante”, afirmou.
O Ministério do Turismo e a Secretaria de Turismo do DF trabalham ainda para consolidar o “Setembro Cívico” como produto turístico da capital, incluindo gestão, promoção e apoio à comercialização. A iniciativa também está alinhada à nova Lei Geral do Turismo, que prevê a visitação de atrativos cívicos nacionais como complemento ao ensino escolar.
O estímulo ao turismo cívico faz parte do movimento Conheça o Brasil, que visa ampliar viagens de brasileiros pelo país, fortalecer a conectividade aérea e a mobilidade entre destinos, fomentar a competitividade do setor e incentivar a criação de negócios turísticos em todos os estados.