Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Feiras e Eventos

​Atrativos de Brasília registram aumento no número de visitantes

Entre os vários atrativos da cidade, o Congresso Nacional, por exemplo, por meio do seu programa institucional Visite o Congresso, entre 12 a 30 de junho, deste ano, já atendeu mais de 9.328 visitantes. Destes, 7.760 brasileiros e 1.568 estrangeiros de 57 países diferentes, com destaque na sequência para Colômbia, Equador, Estados Unidos e França. No mesmo período em 2013, a Casa legislativa atendeu 2.609 pessoas. Como forma de fortalecer as visitas aos atrativos da cidade, o grupo de Visitação Institucional Integrada de Brasília foi criado e conta com a participação da Secretaria de Turismo do Distrito Federal. Na página do Viibra lançada no final de maio, o visitante pode conhecer as particularidades dos atrativos que integram o grupo.

 Até o dia 18 de julho, as visitas ao Congresso Nacional serão feitas diariamente de 8h30 às 17h30, com guiamento em inglês, francês e espanhol. Em dias úteis, o visitante deve se adequar as orientações do Congresso para a visita. Durante a Copa, o local funcionará em regime especial para possibilitar que mais pessoas conheçam as obras de arte, esculturas, e história da Casa. Para grupos com mais de 15 pessoas é necessário agendamento prévio. Saiba mais

Pela primeira vez aberto a visitação, o Palácio do Jaburu – residência da vice-presidência brasileira, conjuga a visita com o Palácio da Alvorada – residência oficial da presidente. As visitas são permitidas sempre às quarta-feiras, de 15h às 17h, são distribuídas senhas na entrada do Palácio da Alvorada. Entre os dias 12 a 20 de junho, por exemplo, cerca de 600 pessoas conheceram os dois Palácios. “Eu espero que os torcedores e moradores aproveitem para conhecer os belos pontos turísticos que a cidade tem”, destacou o secretário de Turismo do DF, Luis Otávio Neves.

Já a sede do Executivo brasileiro, o Palácio do Planalto, em dias normais recebe cerca de 400 visitas por dia. No período de 12 a 20 de junho, o número saltou para 1.350 pessoas. Se antes abria apenas aos domingos, durante a Copa do Mundo, o horário foi ampliado para que os turistas e moradores conheçam a arquitetura, obras de arte e os traços marcantes do projeto de Oscar Niemeyer para a sede presidencial. Em dias de jogos do Brasil, a visitação ocorrerá entre 9h às 11h. Não é necessário agendamento, não haverá visitação em dias de jogos em Brasília.Leia mais detalhes sobre a visitação .O esquema especial segue até o dia 16 de julho.

Entre os points que os turistas da Copa adotaram para se encontrar antes e após os jogos está o Complexo da Torre de TV. Reinaugurado recentemente, o local dispõe de uma vista surpreendente da cidade, com direito a Feira da Torre, café da agricultura familiar- administrado pela Emater-DF, Fonte Luminosa, letras gigantes, Mezanino – que já conta com a Exposição 48 anos da Festa dos Estados – e Mirante. O local é aberto diariamente de 9h às 20h. A estimativa é que muitos turistas passem todos os dias pelo atrativo, seja para procurar um souvenier da cidade, admirar a vista ou fotografar no ponto ‘Eu amo Brasília’, instalado um dia antes da partida entre Brasil x Camarões (23 de junho). A Catedral Metropolitana de Brasília também tem atraído visitantes de todos as regiões do país e do mundo. De acordo com a administração do local, mais de dois mil turistas todos os dias visitam o atrativo.

O Templo da Boa Vontade, localizado na Asa Sul, também atrai a atenção de quem passapor lá. De acordo com a administração do local, há um aumento de 50% ao movimento natural, com uma média de cinco mil pessoas por dia. Entre os principais visitantes da Copa do Mundo estão aqueles originados da Colômbia, Equador, França, Costa do Marfim, Singapura e Japão. Com funcionamento 24 horas por dia, representa o Ecumenismo Irrestrito. A entrada é gratuita. Leia mais.  

Após o Mundial, a Secretaria de Turismo do DF divulgará pesquisa do perfil do público que está sendo realizada em pontos estratégicos da cidade como Rodoviária Interestadual, Aeroporto Internacional de Brasília e arredores do Estádio Nacional de Brasília.

Receba nossas newsletters