O México realizou nesta segunda-feira (16/12) um almoço de agradecimento aos parceiros do Rio de Janeiro. O país fechará 2013 alcançando a meta de superar 260 mil visitantes brasileiros, número maior que o registrado em 2012, 249 mil. Apesar do avanço, o Brasil ainda não é o número um no que tange à emissão de turistas na América do Sul, ficando atrás da Argentina. No ranking geral aparecem Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e Espanha nas primeiras posições. Seguidos de Argentina e Brasil.
À frente do Conselho de Promoção Turística do México no Brasil, sediado em São Paulo, Diana Pomar explica que o trabalho realizado visa expandir o conhecimento e o interesse dos brasileiros por outras regiões mexicanas além de Cancun, entre elas Los Cabos, Riviera Maya, Cidade do México e Puerto Vallarta. “Temos uma oferta diferenciada, com excelente infraestrutura, além disso, ótimas conexões”, garante.
No Brasil, o Estado de São Paulo ainda aparece como principal emissor de visitantes para o México. Logo depois estão Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Brasília. Desde que foi abolido o visto entre Brasil e México, a procura pelos destinos mexicanos vem aumentando. “Sentimos isso claramente no mês de agosto, quando o número de brasileiros cresceu 23%”, revelou Diana.
De acordo com a diretora, 45% dos visitantes procuram o México para o lazer. O Turismo Corporativo registra 20%. “Em 2014, vamos focar bastante no segmento MICE e no Turismo de Luxo, segmentos que possuem grande potencial de expansão. Neste último setor, por exemplo, temos a parceria com o Virtuoso, que vem dando ótimos resultados”, revelou.