Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Feiras e Eventos

​OMT apresenta panorama do Turismo mundial na Fit Cuba

Carlos Vogeler, da OMT

Carlos Vogeler, da OMT


Diferentes necessidades de turismo no mundo e nas Américas. Esta foi a tônica da entrevista concedida ao M&E pelo diretor para as Américas da Organização Mundial do Turismo (OMT), Carlos Vogeler. O executivo da OMT destacou as questões do turismo de sustentabilidade ambiental socioeconômico como foco para a América Latina nos próximos anos.

Além do turismo sustentável, Vogeler destacou alguns númerosdo turismo mundial como a representatividade da atividade em 9% do PiB mundial, a geração de um em cada 12 empregos, 6% do comercio externo e 8% das exportações voltadas ao segmento .

“O turismo cresceu 4% em passageiros desembarcados no ano de 2012, atingindo 1037 milhões de turistas e US$1,07 bilhões arrecadados“, comentou. O turismo nas Américas representou 15% dos pax mundiais e cerca de 20% da receita com a arrecadação de US$215 milhões.

“O Brasil já é o 12º principal emissor de turistas internacionais relacionados as despesas em viagens ao Exterior. Cresceu de 30% de 2010 para 2011”, disse.
Outro ponto abordado por Vogeler foi a interconectividade aérea.

“Vamos priorizar a ligação aérea entre os países, partindo do princípio que 50% do turismo é feito via aérea”, comentou. Ele ressaltou  a questão de tarifas aeroportuárias e impostos sobre o querosene como ponto de entrave para o desenvolvimento turístico. “Estamos estudando uma parceria com a Organização de Aviação Civil Internacional (OACI) para ampliar a nossa atuação no mundo”, disse.

Luciano Palumbo, de Varadero

Receba nossas newsletters