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​Peru vai apostar na Região Sul do Brasil em 2016

Milagros Ochoa, diretora de Turismo do Escritório Comercial do Peru no Brasil

Milagros Ochoa, diretora de Turismo do Escritório Comercial do Peru no Brasil


Atenta ao potencial da região Sul do Brasil e direcionando suas ações para alcançar públicos diversificados, a Promperú (Comissão de Promoção do Peru para a Exportação e o Turismo), juntamente com o Escritório Comercial do Peru no Brasil, vão apostar na região neste ano. De acordo com a diretora de Turismo do Escritório Comercial do país no Brasil, Milagros Ochoa, a estratégia de promover o Peru como um destino turístico com oferta diversificada tem dado bons resultados em diferentes mercados.

“Queremos aproveitar a malha aérea da região para o Peru. A Avianca tem um voo de Porto Alegre e a Lan tem um de Foz do Iguaçu. O objetivo é trabalhar com associações e agências para reforçarmos a venda do país na região sul. Ano passado, capacitamos 2300 agentes em todo o Brasil, esse ano a meta é manter o mesmo número”, afirma Milagros Ochoa.

Números – O Peru recebeu durante 2015 um total de 3,5 milhões de turistas internacionais, cifra que superou em 241 mil a de 2014 e representou um incremento de 7,5%. Os meses com maior afluência de turistas internacionais foram janeiro (298 mil turistas), junho (276 mil) e julho (333 mil turistas), com crescimento de 12%, 12,3% e 11,2%, respectivamente.

O principal país emissor de turistas ao Peru durante 2015 foi o Chile, que registrou um aumento de 8,9% no número de visitantes, o que representa um adicional de 81 mil pessoas. O segundo país emissor, Estados Unidos, cresceu 6%, com um fluxo adicional de 31 mil turistas. O terceiro, Equador, cresceu 14,3%, com 32 mil turistas a mais; e o quarto país emissor, Argentina, com 9,6% de crescimento e um fluxo adicional de 15 mil turistas.

As chegadas de turistas internacionais da América do Sul cresceram 7,9% em 2015 e concentraram 55% do total de turistas, liderados pelo Chile, com 985 mil pessoas e Equador, com 256 mil, mercados em que estão trabalhando a promoção turística tanto na fronteira quando nas principais cidades. O Brasil enviou ao Peru, em 2015, 148,3 mil turistas.

A Aliança do Pacífico, que representa uma plataforma de comercialização potente para os empresários do setor, mostrou um crescimento acumulado de 9,2% em 2015. Liderado por México (14%), seguido de Chile (8,9%) e Colômbia (8,9%).

Uma das ações específicas colocadas em prática foi a Primeira Caravana de Turismo nos quatro países que integram o bloco econômico, que convocou 240 empresários turísticos. Os países da Aliança do Pacífico representam 35,5% das chegadas ao Peru.

Outro conjunto de mercados com bom desempenho para o país em 2015 foi a Europa. A Itália incrementou suas visitas ao Peru em 9,6%, seguida da Alemanha (8,4%), França (8,1%) e Espanha (5,9%).

Por: Rafael Massadar, de Curitiba (PR)

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