Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Feiras e Eventos

A Noite das Ideias: Recife recebe evento francês nesta quinta-feira (12)

O Cais do Sertão será o ponto de encontro do evento que começou em Paris, em 2016, e acontece em mais de 100 cidades do mundo.

O Cais do Sertão será o ponto de encontro do evento que começou em Paris, em 2016, e acontece em mais de 100 cidades do mundo

O Recife recebe, nesta quinta-feira (12), o evento francês A Noite das Ideias (ou La nuit des idées), no museu Cais do Sertão. Promovido pelo Instituto Francês, o encontro internacional convida as instituições culturais e educacionais da França e dos cinco continentes para celebrar uma festa de ideias e conhecimentos.

Para a 7ª edição mundial e 3ª brasileira foi escolhido o tema ‘(Re)construir juntos’ pela necessidade de aprofundamento, urgente, em assuntos como resiliência e reconstrução de sociedades após a pandemia de Covid-19. A programação contará com conferências, encontros, fóruns e mesas redondas, além de exibições, performances artísticas e workshops.

Outro ponto de atenção do evento é a discussão da questão ambiental no Brasil, que desde 2019 bate recorde de desmatamento segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Este aponta que a Amazônia Legal perdeu 11.088 km² de sua cobertura vegetal, o maior índice desde 2008. Diante desses desafios singulares, a Noite das Ideias traz mensagens de cooperação e solidariedade entre indivíduos, grupos e Estados.

No Brasil, o tema ‘(Re)construir juntos’ ganhou olhar local e reúne artistas, profissionais e intelectuais brasileiros e franceses. A edição pernambucana é coordenada pela Embaixada e pelo Consulado Geral da França e tem como produtora a Proa Cultura, apoio do Governo de Pernambuco, Empetur, Cais do Sertão, Aliança Francesa, Instituto Cervantes, C.E.S.A.R e Cesar School.

“O fato de Recife ser a única cidade a ter o evento diretamente coordenado pela Embaixada e pelo Consulado Geral da França da capital pernambucana, faz muito sentido para nós – esta é a primeira edição no Nordeste e em Recife, cidade de inovação e de grande riqueza cultural. Será realizada no magnífico Museu do Cais do Sertão, um modelo de arquitetura aberta ao oceano, gerador de novos ideais e experiências humanistas, essenciais para inventar um mundo em comum”, relataram Sébastien Dahyot, adido de cooperação e de ação cultural em Recife, e Vincent Zonca, adido nacional para o livro e o debate de ideias.

Receba nossas newsletters
 

Todo o conteúdo produzido pelo Mercado & Eventos é protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo sem autorização do Mercado & Eventos.

Para compartilhar esse conteúdo, utilize uma das formas de compartilhamento dentro da página.