Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Feiras e Eventos / Política

ABIH-PB sugere privatização do Centro de Convenções de João Pessoa

ABIH-PB

Diretoria da ABIH-PB

O governador da Paraíba, João Azevêdo, em reunião com a diretoria da ABIH-PB, recebeu um documento com cinco reivindicações mais emergenciais para que seja continuado o processo de crescimento do segmento turístico paraibano. A entidade sugeriu ao governador que privatizasse o Centro de Convenções de João Pessoa, um equipamento que, segundo os empresários, é muito dispendioso para o governo.

“Liberado o estado de despesas em sua (Centro de Convenções) manutenção, podendo a sua administração transferida para empresas privadas, onde certamente haveriam mais realizações de eventos, que beneficiariam todos os segmentos de João Pessoa”. A ABIH-PB cita áreas mais essenciais que deveriam ter maior atenção e recursos como Saúde e Educação.

Outro ponto citado no documento, diz respeito à privatização dos aeroportos Presidente Castro Pinto, na Região Metropolitana de João Pessoa, e o Presidente João Suassuna, em Campina Grande. A ABIH-PB sugere que o governo do estado acompanhe mais de perto a transição do setor público (Infraero) para o setor privado (a espanhola Aena Desarrollo Internacional venceu o leilão).

Os empresários temem que os dois aeroportos paraibanos sejam rebaixados de categoria, diante da privatização dos equipamentos de Natal e Recife, o que dificultaria a operação de voos internacionais na Paraíba.

A ABIH-PB também sugeriu ao governador que estimulasse e desse maior apoio à Secretaria de Turismo do Estado e à PBTur na participação de eventos nacionais e internacionais, como já fazem com maior frequência os estados do Rio Grande do Norte, Ceará e Pernambuco, “que estão sempre presentes divulgando a beleza e a cultura de seus estados, com boas estruturas representativas no Brasil e no exterior.

João Azevêdo se mostrou simpático e aberto a analisar as propostas para colocá-las em prática. Mas, segundo o diretor institucional da ABIH-PB, Francisco Evangelista, foi descartada uma intervenção do governo do estado na recuperação do ponto do Cabo Branco, “apesar dele ter o projeto”.

Segundo o empresário, o governador disse que a Prefeitura de João Pessoa já teria recebido mais ou menos R$ 70 milhões do Governo Federal e assumido o compromisso de executar o projeto na barreira do Cabo Branco.

Receba nossas newsletters