SÃO PAULO – Presente na ILTM Latin America, o Turismo do Alentejo, região em Portugal, está focado em reforçar laços com o mercado brasileiro, após a pandemia. No último ano, a nível nacional, o país recebeu 2.572.266 brasileiros, e desses, 82.898 estiveram na região. No entanto, na comparação com 2019 , os números ficam 13,1% baixo do registrado no mercado nacional e 12,2% no Alentejo.
“O Brasil ainda não recuperou o patamar que estava no pré-pandemia e é nisso em que estamos trabalhando, visto que trata-se de um dos nossos principais mercados. Temos que aumentar a oferta de voos para conectar os países, porque o número atual é insuficiente. Gostaríamos que a Azul passasse a ofertar dois voos por dia”, diz António Lacerda, diretor executivo do Turismo do Alentejo.
O Brasil aparece na sétima posição do Top 10, dentre os mercados com maior volume de receita para Portugal. Em 2023 o brasileiros deixaram EUR 1,05 milhão no país, um aumento de 42,6% na comparação com 2022. Em volume de hóspedes, foram 1.102.232 no país e 41.890 no Alentejo, em 2023, enquanto no ano anterior os registros foram de 925.718 a nível nacional e 35.653 na região. Na comparação com 2019, os número apresentam uma queda de -14,0% e -28,31 respectivamente.
A fim de everter este cenário, o Alentejo está investindo no Brasil, Europa e América do Norte e China. “Aqui no Brasil temos um volume expressivo de pessoas vindo de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, mas queremos também apostar no Rio Grande do Sul, visto que dos três estados na região, é o que mais temos oportunidade de crescimento”, complementa.