Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Feiras e Eventos

Ametista do Sul (RS) apresenta atrativo exclusivo na BTL 2023

Jadir José Kovaleski, prefeito, Sandra Zanatta e Alcindo Zilch, secretário de turismo de Ametista do Sul

Jadir José Kovaleski, prefeito, Sandra Zanatta e Alcindo Zilch, secretário de turismo de Ametista do Sul (Eric Ribeiro/M&E)

LISBOA – Ametista do Sul, localizado no Rio Grande do Sul, participa pela primeira vez da BTL 2023. A cidade, localizada a 90km de Chapecó (RS), conta com a maior jazida de pedras ametistas do mundo. Com uma extração controlada e sustentável, os locais de onde foram retiradas as pedras começaram a ser utilizadas para fins turísticos desde o começo do século, mas foi só em 2018 que o produto foi consolidado como atrativo turístico.

Hoje, estes espaços ostentam piscinas subterrâneas, vinícolas, restaurantes, churrascarias, fábricas de chope, lojas, museus, entre outros atrativos que ficam localizados nas galerias subterrâneas, com até 100m de profundidade. Em outras palavras, a cidade se reinventou e aproveitou os espaços que ficariam abandonados após a extração das pedras. É esse atrativo único que o prefeito e o secretário de Turismo de Ametista do Sul, vieram promover em uma das maiores feiras de Turismo de Portugal.

“Participamos pela primeira vez de uma feira internacional justamente por termos este produto consolidado, que recebe 15 mil pessoas por mês. Estamos em cima de um queijo suíco e, desde 2018, consolidamos este produto. Desde 2021, o turismo passou a ser tocado pela iniciativa privada, já que até então tinha investimento público. E em parceria com a associação que desenvolve o Turismo, estamos aqui para mostrar esse produto único e original. As pedras continuam sendo um grande atrativo”, disseram Jadir kovaleski, prefeito, e Alcindo Zilch, secretário de Turismo de Ametista do Sul.

O M&E viaja com proteção GTA e apoio da Shift Mobilidade Corporativa.

Receba nossas newsletters