
A cidade de São Paulo, maior metrópole da América do Sul, completa 471 anos no dia 25 de janeiro e não para de atrair milhares de turistas vindos de várias partes do mundo em busca de novidades e experiências.
Fundada em 1554 por padres jesuítas, a cidade é mundialmente conhecida e exerce forte influência nacional e importância internacional sobre a arte, cultura, ciência, economia, educação, finanças, gastronomia, mídia, moda, política, tecnologia e turismo. Conta com importantes monumentos, parques e museus, como o Obelisco Mausoléu aos Heróis de 32, também conhecido como Obelisco do Ibirapuera ou Obelisco de São Paulo, imponente monumento que se abriga na Praça Ibrahim Nobre, em frente ao Portão 1 do Parque do Ibirapuera.
O local, onde descansam os heróis da Revolução Constitucionalista de 1932, possui 72 metros de altura e é feito de mármore italiano. Sua construção foi inspirada nos obeliscos egípcios antigos e possui uma base quadrada.
O Obelisco do Ibirapuera foi projetado pelo renomado escultor italiano Galileo Ugo Emendabili. É uma obra de arte arquitetônica única, que se tornou um ícone da cidade.
Atualmente, a obra é patrimônio histórico e cultural, tombado pelo Condephaat, e abriga os corpos dos estudantes Mário Martins de Almeida, Euclides Bueno Miragaia, Dráusio Marcondes de Sousa e Antônio Americo de Camargo Andrade, mortos na noite do dia 23 de maio de 1932.
Os túmulos de outros 713 ex-combatentes também estão no local. A Praça que abriga o monumento aponta para a avenida 23 de Maio, nomeada exatamente com a data em que os quatro estudantes revolucionários foram mortos.
Em seu interior, que foi arquitetado e construído em forma de cruz, são encontrados painéis feitos com pastilhas de mosaico veneziano que representam o nascimento, o sacrifício e a ressurreição de Jesus Cristo.
Com tantos detalhes a serem explorados, quem quiser vivenciar de perto a experiência de conhecer um ícone da arquitetura e da história paulista pode fazer uma visita, que é grátis.
Atrações aniversário de São Paulo
O feriado de 25 de janeiro começará com a visita guiada, realizada em parceria com o projeto O que te assombra?
A iniciativa, promovida pela Sociedade Veteranos de 32 – M.M.D.C em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, faz parte do projeto “MMDC 1954/2024 – 70 ANOS PRESERVANDO A HISTÓRIA DA REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA DE 1932”
A visita, que durará aproximadamente 1h30m, será acompanhada pela coordenadora do projeto Janaina Exposito Pinto, pelo presidente Sociedade Veteranos de 32 – M.M.D.C, Carlos Romagnoli, pelo Monitor e Pesquisador Rodrigo Gutemberg e, pelo idealizador do projeto O que te assombra? Thiago Souza.
E em comemoração aos 471 anos da cidade de São Paulo, a Sociedade Veteranos de 32 promoverá e na sexta-feira, a partir das 17h, no Obelisco do Ibirapuera um evento cívico para homenagear autoridades civis e militares.
Na ocasião, serão entregues aos homenageados a Medalha “General Euclydes Figueiredo”, um dos comandantes da Revolução Constitucionalista de 1932 e pai do ex-presidente João Baptista de Oliveira Figueiredo.
A outorga tem por finalidade galardoar personalidades civis, eclesiásticas e militares, instituições públicas e privadas, nacionais e estrangeiras que prestaram relevantes serviços à cidade de São Paulo e ao monumento funerário de 32.
O Obelisco do Ibirapuera está situado na Praça Ibrahim Nobre s/n⁰ – Vila Mariana, em frente ao Portão 1 do Parque do Ibirapuera, com estacionamento gratuito aos visitantes pelo período em que estiverem no Obelisco.