A Amazonastur realizará a primeira exposição do Programa Artesanato Sustentável do Amazonas do dia 29 de agosto ao dia 3 (sábado) de setembro no Manauara Shopping, em Manaus.
A exposição vai apresentar ao público os produtos desenvolvidos por mais de 200 artesãos beneficiados pelo programa que ganhou destaque no mercado internacional através do grupo espanhol El Corte Inglés, que comprou mais de quatro mil peças dos artesãos amazonenses para serem comercializadas em 80 lojas na Europa.
A presidente do Amazonastur, Oreni Braga, afirma que chegou a hora dos próprios amazonenses conhecerem o programa, que foi criado para dar visibilidade à produção dos artesãos locais. “Iremos apresentar aos amazonenses e aos turistas que passarem pelo local o resultado deste programa. Não ensinamos a arte a ninguém. O que fizemos foi moldar esses artistas para que eles produzissem com mais qualidade e de maneira sustentável”, afirmou.
Oreni Braga lembrou que para dar mais visibilidade e gerar uma renda maior aos artesãos, a Amazonastur apresentou uma proposta ao El Corte Inglês para desenvolver uma linha sustentável de moda, a qual se encontra em análise.
A Amazonastur também está articulando a produção de acessórios para que eles possam ser comercializados pela Tap. “A proposta é que os artesãos criem uma linha de necessáire, que será produzida com fio de tucum e arumã e distribuída na Classe Executiva e Primeira Classe dessa empresa. A priori, eles acharam a ideia interessante, pois poderão agregar valor à imagem da companhia com a preservação da Amazônia e de responsabilidade social”, comentou.