
O roteiro da Rota das Emoções conta com mais de 500 quilômetros de encantos naturais, incluindo os Lençóis Maranhenses (Embratur-Sebrae)
MADRI – Com o objetivo de diversificar e ampliar o conhecimento dos espanhois sobre os produtos e destinos brasileiros, a Embratur iniciou, nesta terça-feira (21), uma série de ações focadas em convidar os viajantes europeus a visitarem a Rota das Emoções – um produto novo na prateleira internacional, que liga os estados Maranhão, Piauí e Ceará. As iniciativas, realizadas em parceria com o Sebrae e a companhia aérea TAP, fazem parte da estratégia de promoção do Brasil durante a Fitur 2025, uma das maiores feiras de turismo do mundo, e estão inseridas no projeto Vitrine Visit Brasil (Feel Brasil), voltado a diversificar a oferta turística do Brasil e promover experiências turísticas únicas.
O roteiro fascinante da Rota das Emoções conta com mais de 500 quilômetros de encantos naturais, cultura autêntica e compromisso com a sustentabilidade – começa nos Lençois Maranhenses, passa pelo Delta do Parnaíba e chega a Jericoacoara. As ações na Espanha buscam mostrar que, mais do que uma viagem por maravilhas naturais, este circuito turístico é uma verdadeira imersão na cultura local, com oportunidades de interação com as comunidades, degustação de pratos típicos como caranguejo e peixe fresco, envolvimento com o artesanato e a cultura regional.
Ação conjunta
A participação na FITUR 2025 reforça a parceria estratégica com a TAP Air Portugal, que busca ampliar a conectividade com a Europa e facilita o acesso dos turistas ao Nordeste brasileiro. Atualmente, a Rota das Emoções pode ser acessada a partir de diversos voos internacionais e domésticos. Para aqueles que vêm da Europa, o Ceará é a principal porta de entrada, com voos diretos diários de Lisboa, em Portugal, e cinco voos semanais de Paris, na França. De Fortaleza é possível também pegar um voo doméstico para o Aeroporto de Jericoacoara, uma das portas de entrada mais conhecidas para os destinos da Rota.
O Piauí e o Maranhão possuem conexões diretas com importantes capitais como São Paulo, Brasília, Recife, Belo Horizonte e Fortaleza, todas com voos internacionais vindos da Europa. Além disso, o Maranhão amplia ainda mais as possibilidades com rotas diretas de Salvador e Belém, cidades que também possuem voos para o continente europeu.
Vitrine Visit Brasil
Lançado em outubro de 2024, o projeto Vitrine Visit Brasil, desenvolvido pela Embratur em parceria com o Sebrae Nacional, seleciona 100 experiências turísticas nacionais com o objetivo de promover as vivências mais autênticas em 30 destinos estratégicos e icônicos do Brasil.
Com a continuidade do sucesso do programa, o Brasil ganha cada vez mais visibilidade internacional, atraindo turistas que buscam experiências diferenciadas e sustentáveis, enquanto gera desenvolvimento para as comunidades locais e preserva seu patrimônio natural.