
A Bahia ganhou destaque como destino gay friendly durante a 9ª Conferência Internacional da Diversidade, realizada no Espaço de Eventos São Luís, em São Paulo, até esta sexta-feira (12). A Secretaria de Turismo do estado (Setur-BA) participa do encontro, promovido pela Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil, para divulgar a infraestrutura, os serviços e os atrativos das 13 zonas turísticas baianas, reforçando o posicionamento do estado como referência em inclusão e acolhimento no setor.
O evento reúne cerca de 400 participantes, entre representantes do trade turístico nacional, especialistas e delegações internacionais. A programação inclui mesas-redondas, painéis e oportunidades de networking, com foco em conectar turismo, cultura, inclusão e desenvolvimento sustentável.
Segundo o presidente da Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil, Ricardo Gomes, a conferência busca fortalecer o Brasil como destino global do segmento. “O objetivo da conferência é gerar conexões. Queremos aproximar destinos, operadoras e agências nacionais e internacionais, para discutir como fomentar o turismo LGBT+ e atrair um número maior de visitantes. A Bahia tem um papel importante nesse processo, porque desde 2019 seguimos juntos nessa caminhada. Este ano, o evento será encerrado com uma press trip internacional pelo estado”, afirmou.
A relevância da Bahia nesse cenário também foi destacada pela presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagens (Abav Nacional), Ana Carolina Medeiros. “Os números comprovam o quanto a Bahia tem gerado em grandes investimentos e retornos, tanto para os baianos quanto para o Brasil, sendo um destino gay friendly de destaque.”
Para a coordenadora do Turismo LGBTIQAPN+ da Setur-BA, Jeane dos Anjos, a participação no evento reforça o compromisso do governo estadual com a diversidade. “Mostramos o quanto o governo baiano tem trabalhado para oferecer um atendimento cada vez mais qualificado ao turista desse segmento, pelo seu compromisso com a inclusão.”
Press trip internacional na Bahia
O encerramento da conferência será marcado por uma press trip internacional na Bahia, que terá início neste sábado (13). Jornalistas da Alemanha, França, Espanha, Uruguai, México e Colômbia irão explorar Salvador e seu entorno, vivenciando experiências culturais e gastronômicas que ressaltam o potencial do destino.
Promoção em outras frentes
Além da conferência, a Setur-BA ampliou sua presença em eventos estratégicos. Na última semana, esteve na 27ª Feira de Turismo da Associação das Agências de Viagens de Ribeirão Preto e Região (Avirrp) e no Encontro da Operadora Schultz, em São Paulo, atualizando mais de 550 profissionais sobre as novidades do destino.
De acordo com o gerente comercial da Schultz, Danilo Mezzalira, a Bahia mantém forte posição no mercado nacional. “Com essa promoção, as agências de viagens parceiras estão preparadas para vender ainda mais a Bahia, que já é o nosso campeão nacional de vendas, com preferência pelos resorts all inclusive.”
A Setur-BA também marcou presença no 7º Fórum Clia Brasil, em Brasília, promovido pela Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos, onde apresentou as potencialidades do estado no turismo náutico.