Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Feiras e Eventos

Blumenau (SC) aposta nas PPPs para impulsionar o turismo na cidade

Nilson Passarin, da Sectur Blumenau

Nilson Passarin, da Secretaria de Turismo e Lazer de Blumenau (Eric Ribeiro/M&E)

ITAJAÍ – O turismo não é a principal atividade econômica de Blumenau (SC), mas não será um espanto caso isso aconteça num futuro próximo, visto que os investimentos no setor não param de crescer na cidade. Grande parte dos investimentos tem sido feitos através de parcerias público-privadas (PPPs).

Para se ter uma ideia, Blumenau foi uma das cidades que mais avançaram no ranking da Radar PPP em 2021, que levanta os destinos com maior potencial de parcerias com a iniciativa privada. A cidade subiu 23 posições, passando de 51º para o 28º lugar entre os munícipios destacados.

Entre os destaques, a revitalização e concessão do Museu da Cerveja aos empresários Valmir Zanetti e Ulysses Kreutzfeld, com previsão de entrega para 2022; e a implementação de City Tour em Blumenau através de uma parceria entre prefeitura com a vencedora da concessão By Bus, com previsão de entrega para 2022. Em breve, entre outras apostas, está previsto o licenciamento da marca Oktoberfest.

“Aproveitamos a pandemia para repensar a cidade e posso garantir que investir no turismo é investir no desenvolvimento econômico”, afirmou o diretor de Planejamento e Promoção da Secretaria de Turismo e Lazer de Blumenau, Nilson Passarin, em entrevista ao M&E, durante a BNT Mercosul. Entre as estratégias, a intensificação do calendário de eventos. “Estamos ampliando, inovando e melhorando os eventos já consolidados. A nossa Páscoa foi um sucesso e agora iniciamos a divulgação da Oktoberfest e Natal”, revelou.

OKTOBERFEST – Após dois anos sem festa devido à pandemia, o evento está de volta com a estimativa de receber 700 mil pessoas. A festa ocorre entre os dias 5 e 23 de outubro no Parque Vila Germânica em Blumenau. Entre as novidades estão ações de sustentabilidade e a vinda de três shows internacionais; Peter Wackel, Tim Toupet e VoxxClub, grupo que vem a Blumenau pela quarta vez. Esta edição também terá a Ambev como cervejaria oficial. A empresa traz diretamente de Munique para o Brasil a Spaten.

NATAL – Acontece de 17 de novembro a 15 de janeiro com a ampliação da “Vila de Natal” do Parque Vila Germânica, com a utilização dos Setores 1 e 2 para uma grande área temática natalina, que somando-se ao Biergarten, se transformará na maior área coberta com temática natalina do país, com aproximadamente 20 mil metros quadrados, totalizando mais de 30 mil metros quadrados inteiramente dedicados ao “Natal em Blumenau”. Nesse espaço, serão ampliadas as atrações do parque de diversões, Mercado de Natal, pista de patinação e experiência de neve, oficinas, e as novidades como uma minifábrica de cristal e palco natalino.

O M&E é media partner do evento, viaja com proteção GTA e conta com apoio da Santa & Bella Turismo Receptivo.

Receba nossas newsletters