
A Brazil National Tourism Mart – BNTM 2011 teve investimentos da ordem de R$ 3;5 milhões este ano; sendo que R$ 1;5 milhão será voltado para a hotelaria de Natal e Pipa; que acolherá os convidados; e para as passagens aéreas da Tam e Tap. “Aproximadamente 1;3 milhão veio de patrocinadores como Prefeitura do Natal; Embratur; Ministério do Turismo; Sebrae Nacional e Banco do Nordeste. O Governo do Estado entrou com 670 mil; que representa cerca de 20% do total do investimento”; explica Ramzi Elali; secretário de Turismo do Rio Grande do Norte; estado que sediará o evento este ano.
O secretário havia ido à Brasília em março para pedir recursos do Governo federal para a feira. Na ocasião; Elali se encontrou com o Ministro do Turismo; Pedro Novais; com o Ministro da Previdência; Garibaldi Filho; e o presidente da CTI Nordeste; Bismarck Maia.
Em entrevista divulgada esta manhã (05/05); o secretário também falou sobre a abertura do evento; e comentou a demora na organização do evento deste ano. “Apesar do pouco tempo para organizar um evento deste porte; as equipes da Setur-RN e da Emprotur estão empenhadas exaustivamente para alcançar o objetivo de realizar um excelente evento”; afirmou.
Sobre a feira; Elali contou que artistas locais farão uma apresentação inédita na abertura e que o Nordeste terá uma área especial para divulgar seus elementos culturais. “Recriaremos a idéia de uma praça nordestina com barracas divulgando o artesanato de várias regiões do estado e divulgando o tradicional São João de Mossoró; hoje o maior do Estado. A feira oferecerá também degustação de iguarias típicas e a presença de artesãos produzindo as peças”.
A BNTM 2011 acontecerá de 12 a 15 de maio; no Centro de Convenções de Natal; na capital potiguar.
Ramzi Elali