Desde 19 de julho até o dia 27 de julho, a cidade de Bonito sedia – pelo segundo ano consecutivo, o Festival Bonito Cinesur – Festival de Cinema Sul-Americano. Realizado pela Associação Amigos do Cinema e da Cultura em parceria com o Ministério da Cultura, Governo do Estado do MS, FundturMS e apoio do deputado Vander Loubet, o festival busca integrar cinema e turismo, atraindo artistas, diretores e produtores de toda a América do Sul para Mato Grosso do Sul.
“Sabemos que o cinema é uma das formas de expressão mais valiosas e que está também atrelado à atividade turística, já que muitos destinos tiveram destaque por conta de filmes e outras obras de audiovisual. O próprio turismo no Pantanal ganhou notoriedade depois da primeira versão da novela de mesmo nome. Turismo e cinema tem uma relação muito direta, então poder apoiar esse festival vai muito além do cinema, já que ele é um gerador de fluxo turístico também e, nesse caso, internacional, pois virão para o MS artistas, diretores e produtores de vários países da América do Sul”, ressalta Bruno Wendling, diretor-presidente da FundturMS.
O festival apresentará 42 filmes de diversas partes da América do Sul ao total, com sessões especiais e homenagens. A cerimônia de abertura, no dia 19 de julho, no Centro de Convenções de Bonito, contou com a exibição de “Selva Trágica” (1963), dirigido por Roberto Farias, e uma homenagem ao ator Reginaldo Faria. Os atores Lucélia Santos e Johnny Massaro apresentaram a cerimônia, enquanto Renata Boldrini foi a mestre de cerimônias da Mostra Competitiva de curtas e longas-metragens.
A programação inclui mostras competitivas de filmes sul-mato-grossenses, ambientais e sul-americanos, além de sessões infanto-juvenis e pré-estreias no Cine Bonito, um novo espaço no centro da cidade. Oficinas e debates com cineastas e especialistas enriquecerão o evento. O festival encerrará no dia 27 de julho com a exibição do filme “Terceiro Milênio” (1981), dirigido por Jorge Bodanzky, seguida pela entrega dos prêmios Troféu Pantanal, apresentados pela atriz Dira Paes. O elenco do festival contará com figuras renomadas como Lucélia Santos, Johnny Massaro, Carol Castro, Reginaldo Faria e Jorge Bodanzky, sob a direção geral de Nilson Rodrigues.