Antes de dar início à coletiva de imprensa; José Eduardo Barbosa; presidente da Braztoa; Colbert Martins; do Ministério do Turismo e José Raimundo Moraes; presidente da Adetur Amazônia assinaram um acordo de cooperação.
De acordo José Eduardo Barbosa com convênio entre as entidades é um trabalho que já vem sendo realizado há algum tempo. Além disso; a concretização deste acordo deve consolidar o Estado do Amazonas como zona turística; tanto no Brasil quanto para o exterior. Segundo José Eduardo; “o objetivo é colocar a Amazônia na vitrine dos operadores e expositores para todo o tipo de segmentação possível”. José Raimundo explicou que a Braztoa é a primeira parceira do Adetur e que este acordo fará com que a região se torne um destino competitivo; além de gerar riquezas para a região.
Durante a coletiva de imprensa; que; além de contar com José Eduardo Barbosa e Colbert Martins; teve a presença do Ministro do Turismo da Argentina Carlos Enrique Meyer; o vice Ministro do Equador; Luis Falconi; o assunto de destaque foram as novas rotas entre os países.
Meyer destacou que a partir de junho mais de quatro mil novos assentos vão estar disponíveis em vôos entre Brasil e Argentina; por conta da estatização da Aerolíneas Argentinas. Em relação ao Equador; o vice ministro Falconi anunciou que até 2014 o objetivo é que as companhias aéreas do país realizem vôos diretos para São Paulo e Rio de Janeiro.
Ressaltando a que os aeroportos brasileiros não acompanharam a demanda; Colbert afirmou que a intenção do Ministério do Turismo é correr rápido atrás deste atraso. “A intenção é criar novas linhas e aeroportos. Estamos investindo nisso”. Segundo Barbosa; em 2011 o número de pacotes vendidos durante o verão brasileiro aumentou 20% e a expectativa é que haja mais crescimento. “Para isso é importante que os vôos sejam deslocados para outras cidades que tenham condições de receber estes vôos; o que já vem ocorrendo e desafogar os aeroportos de São Paulo”; completou.