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Brite divulga balanço com 940 reuniões agendadas na Bolsa de Negócios

O Brite 2011 (Brazil International Tourism Exchange) reuniu; no Pier Mauá; os principais destinos turísticos do Brasil e 500 operadores internacionais de 34 países do mundo; que participaram das rodadas de negócios e fizeram pré-tours por diversas cidades brasileiras. A expectativa dos organizadores era de um público de 50 mil pessoas para o evento; que contou com uma Feira de Turismo; Fórum do Conhecimento; Bolsa de Negócios e Encontros de Prefeitos.
 
Segundo os organizadores; a previsão para a próxima edição; em 2012; é consolidar o Brite como o principal encontro do calendário internacional; atraindo buyers importantes; principalmente de mercados que não vendem o destino Brasil; como a Ásia. Realizado pelo Sistema Fecomércio-RJ e Escala Eventos; o Brite 2011 teve o intuito de promover o turismo no Brasil; propor ações específicas para atender ao mercado receptivo internacional; fortalecer os destinos nacionais e elevar em 20% o número de turistas no país a partir de 2012; dois anos antes da Copa do Mundo.
 
Na Bolsa de Negócios; os operadores internacionais puderam conferir o que o país tem a oferecer para o turismo. Nos dias 16 e 17 (sábado e domingo); os operadores se reuniram com 120 expositores nacionais e negociaram diretamente com representantes de hotéis; resorts; companhias aéreas; locadoras de veículos; cruzeiros marítimos; restaurantes; empresas de transporte; shopping centers; parques temáticos; joalherias; operadoras brasileiras; companhias de seguro de viagem; órgãos de turismo e fomento dos Municípios; Estados e da União.
 
No total; 940 rodadas foram agendadas entre operadores internacionais (buyers) e nacionais (suppliers). A expectativa é de que sejam gerados negócios na ordem de US$ 250 milhões para o próximo ano; não só na Bolsa de Negócios; mas em todas as demais áreas englobadas pelo Brite 2011.
 
Durante o Brite 2011; os operadores internacionais também tiveram a chance de participar de workshops e pré-tours. As áreas de maior interesse desse público foram Sol e Praia; Turismo de Incentivo; Turismo de Negócios; Turismo Cultural; Turismo de Aventura e Organização de Congressos. Entre os destinos que mais encantaram os operadores estavam Manaus; Foz do Iguaçu e Recife.
 
No sábado; os operadores internacionais assistiram à apresentação “Get Brazil”; com o palestrante Roberto Dutra; e conheceram mais detalhes dos destinos turísticos brasileiros. No domingo; o destaque foi a apresentação “Copa 2014”; com os palestrantes Marco Lomanto; da Embratur; e Roberta Guimarães; da subsecretaria de Eventos e Esportes; que abordaram temas como infraestrutura das cidades-sede e do interior do Estado do Rio.
 
Antes da abertura oficial do Brite 2011; foi realizado um encontro com prefeitos de cidades do Estado do Rio no hotel Windsor Guanabara. Na ocasião; foram debatidos temas como Destinos Indutores; Centro de Treinamento Pré-Copa e o Fifa Fan Fest (transmissão ao vivo dos jogos em locais públicos; com área de alimentação e realização de shows). Os prefeitos assistiram também à palestra do Instituto Marca Brasil e debateram iniciativas e recursos para o interior fluminense ao lado do vice-governador do Estado do Rio; Luiz Fernando Pezão; do vice-presidente do Sistema Fecomércio-RJ; Luso Soares da Costa; e do presidente da Associação Estadual de Municípios (AEMERJ); Vicente Guedes.
 
As Secretarias de Turismo de estados e municípios; que atuam mais institucionalmente; também atingiram seus objetivos de divulgação de destinos. É o que atesta Sabrina Knevitz; secretária executiva da Associação Comercial e Industrial de Canela (Serra Gaúcha). No esforço conjunto para promover a Serra Gaúcha estavam também o diretor do Hotel Continental Canela; Marcelo de Araújo Carvalho; e Fabiano Port; da Terra Turismo; com sede em Gramado.
 
Entre as delícias distribuídas aos visitantes; a mais disputada era o picolé Frutos do Cerrado; que o estande de Brasília distribuía em três horários ao longo do dia. Foram quase duas mil unidades oferecidas nos três dias de evento. Mama cadela; umbu; pequi; mangaba; seriguela e cupuaçu são alguns exemplos dos sabores exóticos do picolé; feito com pura polpa da fruta. Outra iguaria foi o queijo gran fromaggio Randon (tipo grana padano) oferecido com vinho frisante gelado pela Secretaria de Turismo de Bento Gonçalves. O Rio Grande do Sul apresentou copa; salame; suco de uva e vinhos.
 
Os visitantes também podiam comprar produtos regionais. No Mercado do Nordeste; segundo Alex Araújo; os itens mais vendidos foram o queijo coalho (R$ 15 o kg); a castanha de caju (a partir de R$ 5) e o guaraná Jesus (R$ 4). Só dos dois primeiros produtos foram vendidos mais de 250 quilos; além de 350 latas de guaraná. Índios da Amazônia trouxeram finíssimos artesanatos de palha e acessórios de sementes; além de minúsculos pássaros moldados em borra de café e pintados amarrados com barbante para marcar livros.
 
O Fórum do Conhecimento; que reuniu profissionais do setor para palestras e debates; atraiu um público em torno de 600 pessoas ao auditório do Armazém 2. Na palestra de abertura; o Diretor de Mercados Internacionais da EMBRATUR; Marcelo Pedroso; estimou que a atual faixa de US$ 6 bilhões de receita com turistas estrangeiros será triplicada até 2020 e chegará a US$ 17 bilhões. Até lá; o fluxo de turistas deve aumentar 113%; com o ingresso de 11 milhões de viajantes estrangeiros. 
 
No primeiro dia; o Talk Show Gastronomia Brasileira nos Hotéis reuniu os chefs Roland Villard; do Sofitel Copacabana; e Damien Montecer; do Santa Teresa Hotel. Um dos destaques do segundo dia foi a palestra da professora Maria da Glória de Almeida; do Instituto Benjamin Constant. Também deficiente visual; Maria da Glória emocionou a platéia ao descrever sua sensação ao visitar as Cataratas do Iguaçu (PR); acompanhada por um guia especial que a conduziu pela passarela suspensa sobre as águas até a beira da Garganta do Diabo.
 
Na primeira palestra de sábado; Ginha Nader; autora de O Império Disney; da Editora Senac; falou sobre A Magia do Império Disney. Segundo informou; o faturamento da Disney é de US$ 60 bilhões anuais. Ao todo são 112 mil funcionários; sendo 60 mil somente nos parques da Flórida. “O segredo deles é proporcionar felicidade e tratar todos os clientes como se fossem convidados VIP”; observou. “Eles buscam o melhor de seus funcionários com um treinamento impecável; o que explica bem o sucesso da Disney”; concluiu.
 
 
 
 

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