
A principal feira de turismo de Portugal; a BTL; deverá mudar de data novamente em 2012. A informação é de Marcelo Pedroso; diretor de Produtos e Destinos da Embratur; durante a reunião do cooperado de turismo do Brasil para a feira de 2011; que será realizada a partir de amanhã; dia 23; até o próximo domingo; dia 27; em Lisboa. Segundo ele; a mudança de data da BTL neste ano já foi uma tentativa de melhorar o evento; atraindo mais negócios; mas que a intenção dos organizadores é de passar a feira ainda mais adiante no calendário.
O presidente da Embratur; Mário Moysés; que participou da reunião; ressaltou que o instituto está agora com foco de trabalhar a qualificação do produto turístico brasileiro. Ele falou ainda dos roadshows que o Brasil realiza no mercado português. Ontem houve uma edição na cidade do Porto e hoje será a vez de Lisboa. “Os roadshows vão mostrar aos nossos distribuidores em Portugal que a Embratur está com a estratégia agressiva de mostrar a força do Brasil como destino turístico de qualidade; diversificado e que teremos uma forte parceria com os operadores”; disse.
A executiva do EBT do Brasil em Portugal; Neila Araújo falou da expectativa de recuperação do mercado português e da retomada do crescimento como emissor de turistas para o Brasil; podendo retonar aos 200 mil turistas por ano. Esse potencial inclusive será alvo de um coquetel amanhã; por ocasião da comemoração do novo voo da Tap entre Lisboa e Porto Alegre; que será inaugurado no dia 12 de junho. Ela reforçou ainda a estratégia de trabalhar com público mais qualificado. “No ano passado; dois charteres foram para o Brasil para o Natal e Réveillon; cujos pacotes custaram dois mil euros”; explicou.
Participam da BTL 2011; no cooperado do Brasil; 29 expsositores; dos quais 12 estados; conforme ressaltou Elydio de Barros; vice-presidente Administrativo e Financeiro da Confederação Brasileira de Convention & Visitors Bureaux (CBCVB).
A agenda do Brasil em Portugal para este ano inclui a participação em duas feiras; três roadshows; dez ações cooperadas com operadores locais e companhias aéreas; além de duas ações de público final.
Mário Moysés falou ainda sobre as ações de Relações Públicas; dizendo que os vencedores das licitações foram empresas brasileiras; com representações no exterior. “Para os mercados dos Estados Unidos e Canadá a vencedora foi a FSB; com representação da Edelman. Na Europa foi a Ogilvy; que tem atuação no Brasil e na Europa. A exceção foram Portugal e Espanha; que por serem mercados latinos foram encaixados no grupo da América do Sul; com a representação da Máquina da Notícia e Llorente e Cuenca.
Também participou da reunião; Alessandra Piva; gerente de Promoção da Embratur; que apresentou aos cooperados a formatação do estande do Brasil na feira de Portugal.
Mário Moysés, presidente da Embratur, fala aos cooperados brasileiros acompanhado de Neila Araujo e Marcelo Pedroso