
A 14ª edição do Brazil Travel Market (BTM), marcada para os dias 23 e 24 de outubro no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, contará com uma parceria inédita com a Embratur para reforçar a presença do Brasil no mercado internacional de turismo. A ação prevê a vinda de buyers estrangeiros com foco na promoção de destinos do Norte e Nordeste.
A iniciativa da Embratur, agência responsável pela promoção internacional do turismo brasileiro, busca ampliar as conexões comerciais e inserir mais destinos nacionais no portfólio de operadoras internacionais. Segundo Claudio Junior, CEO da BBC Eventos, organizadora do BTM, a presença desses profissionais consolida o evento como plataforma estratégica de negócios e promoção turística.
O BTM espera receber cerca de cinco mil profissionais do setor, entre agentes de viagens e operadores, que terão acesso a aproximadamente 170 estandes, rodadas de negócios e sessões de capacitação. Um dos destaques será a visita de um grupo de buyers italianos à Rota das Falésias, promovida em parceria com o Sebrae nacional.
Marcelo Freixo, presidente da Embratur, afirmou que a presença de operadores internacionais está alinhada ao reposicionamento do Brasil como destino global. “Quanto mais operadores internacionais conheçam a nossa diversidade de atrativos, maior o nosso poder de atrair visitantes, desenvolver o nosso setor turístico e promover desenvolvimento social com geração de emprego e renda para o brasileiro”, declarou.
No primeiro semestre de 2025, o Brasil recebeu mais de 5,3 milhões de turistas estrangeiros, recorde na série histórica, de acordo com dados da Embratur. A meta estabelecida pelo Plano Nacional de Turismo é atingir 6,9 milhões até o fim do ano.