Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Feiras e Eventos

Calendário de eventos de janeiro atrai turistas para diversas partes do Brasil

Celebrações religiosas farão parte da programação (Foto: Thiago Leon)

Celebrações religiosas farão parte da programação (Foto: Thiago Leon)

O Calendário Nacional de Eventos tem como objetivo divulgar os eventos turísticos brasileiros e agregar valor à imagem dos destinos, além de fornecer informações de qualidade sobre a oferta turística do Brasil que possam ser úteis ao turista no momento de planejar suas viagens. E janeiro é um dos meses com mais opções. São mais de 70 eventos, como os festejos do Natal que, em sua maioria, terminam com as Folias de Reis (Epifania).

A data comemora o dia em que os Reis Magos visitaram o menino Jesus, ainda na gruta de Belém. É o caso de Natal (RN) e do Natal de Luz, de Cachoeiro do Itapemirim (ES), que celebram esta semana um dos folguedos mais tradicionais do Natal, herança dos colonizadores portugueses. A festa reúne aspectos da cultura popular e do turismo religioso, atraindo milhares de visitantes aos destinos.

Outra festa tradicional é dedicada ao Senhor do Bonfim, desde 1749, em Icó (CE), quando foi erguida a Igreja do Senhor Bonfim, e após mais de dois séculos e meio é considerado um dos maiores festejos religiosos do Ceará, atraindo peregrinos e visitantes de 1º a 6 de janeiro. As bombas artesanais explodem em um corredor cultural, no Largo do Théberge, no Centro Histórico de Icó, tombado desde 1997 pelo IPHAN. Um tapete feito de serragem orna ricamente a passagem da imagem de Jesus na histórica Rua Grande, atravessada por um arco adornado no meio do logradouro secular.

As festividades de São Benedito também movimentam o mês de janeiro. Já são 270 anos de devoção em Maracanã (PA). É uma expressão do catolicismo popular tradicional que resiste ao tempo. A festa vai até o próximo dia domingo (6) e inclui eventos religiosos e apresentações de grupos de carimbó de pau e corda. Já em Penedo (AL), tem a Festa Náutica no dia próximo sábado (5). O evento náutico contará com rally de lancha, corrida de caiaque, campeonato de natação e acrobacias feitas nas margens do rio São Francisco. Uma semana depois, no domingo (13), tem a festa dedicado ao Bom Jesus dos Navegantes, santo protetor dos ribeirinhos e remeiros do Velho Chico.

As festas de verão tomam conta do Brasil, inclusive nas regiões de colonização europeia. Janeiro termina com o início da 30ª Sommerfest – Festival da Imigração Alemã de Domingos Martins (ES). O evento vaia até 3 de fevereiro e tem como objetivo resgatar cultura alemã, homenageado o trabalho dos imigrantes que chegaram ao Espírito Santo a partir de 1847. São atividades de música, dança, gastronomia, bebidas típicas e desfile cultural sobre a colonização alemã. Em Blumenau (SC), a estação mais quente do ano é muito mais refrescante no Parque Vila Germânica, onde os turistas celebram a Sommerfest entre os dias 11 de janeiro e 2 de fevereiro. São diversas atrações musicais, apresentações folclóricas, gastronomia típica alemã e muitas opções de chopes.

PRIMEIRA VILA DO BRASIL

Em São Vicente (SP) haverá, no dia 23 de janeiro a encenação da Fundação da Vila de São Vicente. É o maior espetáculo de teatro em areia de praia do mundo. Um evento imperdível no verão paulista. A encenação reúne mais de mil atores da comunidade e artistas consagrados. O espetáculo retrata a chegada de Martim Afonso de Sousa, em 1532, nas praias do litoral de São Paulo e atrai milhares de turistas a 1ª Vila do Brasil.

Receba nossas newsletters