
SÃO PAULO – Programada para ocorrer de 14 a 16 de abril no Expo Center Norte, em São Paulo, a World Travel Market (WTM Latin America) trará uma série de inovações para fortalecer seu posicionamento e relevância no mercado de turismo. Com o tema “Where Tech Meets Touch” (“Onde a Tecnologia Encontra o Toque”, em tradução livre), o evento já tem 90% dos espaços de exposição comercializados, conforme compartilhou ao M&E – durante o Lacte 20, Bianca Pizzolito, head da feira. A edição deste ano também contará com novas áreas e terá a tecnologia no centro da experiência.
“A essa altura, grande parte do evento já está comercializada e, após o Carnaval, restarão apenas pequenos ajustes, algo natural nesse processo. A planta está praticamente finalizada. Neste ano, trabalhamos com uma projeção de crescimento de 10%, tanto na área total do evento quanto no número de marcas expositoras. A gente cresceu especialmente devido à demanda da América Latina e do Brasil e, a cada edição, buscamos nos consolidar como um evento inteligente, alinhado às transformações do setor”, destacou.
“A gente cresceu especialmente devido à demanda da América Latina e do Brasil e, a cada edição, buscamos nos consolidar como um evento inteligente”
Em 2024, a feira registrou 12 mil visitantes únicos e um total de 29 mil participantes. Para 2025, a expectativa de crescimento é também de 10%. Em relação aos expositores, Bianca ressaltou o aumento do interesse de mais cidades brasileiras na área de exposição. No mercado internacional, a Emirates abrirá o pavilhão e terá uma presença expressiva.
“Veremos algumas cidades novas este ano com um estande próprio e uma visibilidade diferenciada. Os destinos estão focados em oferecer produtos baseados em experiências, e os turistas estão buscando esse tipo de vivência como fator decisivo para a viagem”, pontuou.
Novas áreas na WTM

A edição de 2025 contará com duas novas áreas: a Mobility, reunindo soluções de transporte como locadoras, companhias aéreas e trens; e a Travel Providers, voltada para operadoras, seguradoras e fornecedores globais.
“O surgimento dessas áreas é uma resposta à demanda do mercado. A mobilidade, como tem sido estruturada atualmente, abre espaço também para o desenvolvimento de destinos inteligentes, temas que estão em discussão”, observou Bianca.
- WTM Latin America estende prazo de inscrições para Prêmio de Turismo Responsável 2025
- WTM Latin America apresenta seguradoras já confirmadas em 2025
- Quase 10 marcas hoteleiras já estão confirmadas na WTM Latin America 2025
Seguindo as tendências do setor, a WTM também criará uma área dedicada a vivências sensoriais. A iniciativa busca tornar o evento mais dinâmico e atrativo para o público. “Será um espaço onde os destinos poderão fazer ativações com o público. É uma ideia que está sendo bem recebida e amadurecida”, analisa.
Tecnologia a favor da experiência
Outra novidade que chega para aprimorar a experiência dos visitantes é o Collect, um QR Code que estará disponível em todos os estandes, permitindo o acesso rápido a informações e a troca de contatos entres os participantes da WTM Latin America.
Essa solução se soma a outras duas já implementadas em edições anteriores: o Coletor de Dados, um aplicativo que permite aos expositores captarem e qualificarem leads; e o Dashboard, plataforma que possibilita o monitoramento de engajamento e acessos online.
Rota da Diversidade 2.0
No quesito inclusão e sustentabilidade, a Rota da Diversidade será ampliada para incluir o Turismo de Base Comunitária e o Turismo Acessível, além dos segmentos já contemplados: Turismo Afro, LGBT e Turismo 60+. A iniciativa visa incentivar inovações e reconhecer projetos que abordem essas temáticas de forma criativa e impactante.
Vale relembrar-se, que na primeira edição da Rota da Diversidade, em 2024, 27 organizações, entre iniciativas privadas e destinos, participaram do projeto. Com essa ampliação, a WTM Latin America reforça seu compromisso em promover um ambiente mais inclusivo e acessível, garantindo espaço e visibilidade para a diversidade no setor de turismo.