Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Feiras e Eventos

WTM-LA: Ilha dos Arvoredos espera receber cerca de 400 visitantes mensais em 2022

Bruno Tacon, presidente do Instituto Nova Maré e Bruna Moriyama, Coordenadora de Comunicação e relacionamento do Instituto.

Bruno Tacon, presidente do Instituto Nova Maré e Bruna Moriyama, Coordenadora de Comunicação e relacionamento do Instituto

SÃO PAULO – A Ilha dos Arvoredos, patrimônio histórico ambiental localizado no Guarujá (SP), espera receber um aumento no número de visitantes em 2022. A Ilha, que foi projetada para ser totalmente sustentável, teve sua reabertura em outubro de 2021 e já recebeu mais de 500 visitantes até o momento. Este número deve aumentar significativamente e a expectativa é que mais de 400 pessoas passem pelo local todos os meses.

Gerenciada pelo Instituto Nova Maré e com concessão da Fundação Fernando Eduardo Lee, a Ilha dos Arvoredos tem como objetivo promover uma reconexão com a natureza, unindo o ar paradisíaco do local com tecnologia e ciência em prol da humanidade.

Para Bruno Tacon Cardoso, presidente do Instituto Nova Maré, a jornada para a sustentabilidade não tem fim, mas o começo está no sentimento de pertencimento. “Você precisa se sentir parte do meio ambiente para que voce possa entender a importância de cuidar dele. Fizemos uma pesquisa que aponta que o diferencial da ilha está nessa reconexão com a natureza. Principalmente durante o isolamento, as pessoas sentiram muita falta desta aproximação e acredito que este foi o gatilho para que as pessoas buscassem locais que oferecessem o que promovemos”, explicou o presidente.

Atualmente, a Ilha possui três modelos de visitações: a lazer, que combina ecoturismo com aventura cientifica; visitações corporativas, com eventos que promovam a temática ESG; e a educacional, que promove monitoria ambiental customizada. Os tours são realizados com guias e possuem duração de duas horas.

Certificação internacional e inovações sustentáveis

100% projetada para ser sustentável, a ilha possui o primeiro painel solar, primeiro gerador eólico e primeira compoteiras do Brasil. Pioneira no assunto, a ilha está buscando ser também a primeira atração turística sustentável da América Latina a conquistar o selo Green Key, principal prêmio internacional de excelência no campo da responsabilidade social e sustentabilidade dentro da indústria do turismo. A ilha deve conquistar a certificação em agosto deste ano.

“Queremos também refazer este cenário. Estamos revitalizando a ilha e modernizar o parque, colocando ainda mais inovações, testando novas tecnologias e atraindo cada vez mais visitantes para criarmos essa consciência ambiental”, explicou Bruno.

Ações para 2022

Equipe do Instituto Nova Maré durante a WTM-LA 2022.

Equipe do Instituto Nova Maré durante a WTM-LA 2022.

Além da busca pelo selo e por novos , o projeto também está buscando novos parceiros e mais visibilidade dentro do trade. Por este motivo, o Instituto Nova Maré tem participado das grandes feiras como BTL e WTM-LA 2022 para promover o destino.

Bruna Moriyama, coordenadora de comunicação e relacionamento do Instituto, revelou que famtours e visitas tecnicas com imprensa e influenciadores também estão na agenda de promoção turística da Ilha, bem como eventos próprios todos o meses. “Estamos buscando patrocinadores para fazer estes eventos acontecer, e organizando famtours com diversos grupos de segmentos diferentes”, afirmou Moriyama.

Ainda segundo ele, agora na etapa de projeção do projeto sustentável, está rolando a divulgação da ilha para que as pessoas conheçam o trabalho. “E também para que novos parceiros se interessem e nos ajudem a viabilizar o projeto. Participar das feiras e eventos do turismo tem sido uma oportunidade de fazer esta captação e nos colocar no radar de novos parceiros”, completou Bruno.

Receba nossas newsletters