O publicitário especializado no segmento marítimo, Francisco Lopes comentou, durante palestra realizada nessa sexta-feira (21), quais são as oportunidades em cruzeiros marítimos para promover e atrair diferentes turistas. Há dez anos, apenas 20% de turistas tinham a oportunidade de fazer um cruzeiro marítimo e, de acordo com Lopes no passado os navios transportavam passageiros. “Atualmente, o consumidor é chamado de hóspede e o navio oferece destinos de férias. O navio não é mais um meio de transporte”, afirma.
Com mais de 17 milhões de hóspedes por ano em todo o mundo, os cruzeiros marítimos recebem mais de 1 milhão de brasileiros. “Nos anos 50 o que o hóspede encontrava era o Glamour e o Romantismo, hoje com o aumento de rotas aéreas e a mudança de estilo de vida, o hóspede espera entretenimento e diferencial cultural”, ressalta Lopes.
Com mais de 500 navios no mundo e pelo menos 20 navios brasileiros em toda costa, Lopes acredita que a expectativa do consumidor é sempre muito grande. “Conforto, integração social, bem-estar, shoppings, eles sempre querem mais”, conclui.
Ana Elisa Teixeira