Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Feiras e Eventos

Cuba espera ampliar fluxo de brasileiros após reunião da Abav

Manuel Marrero e Xionara Gimenez, ministro e vice-ministra do Turismo de Cuba

Manuel Marrero e Xionara Gimenez, ministro e vice-ministra do Turismo de Cuba


Cuba recebe pela primeira vez a Reunião Internacional da Abav, que teve início na manhã desta sexta-feira (02/05) em Varadero e segue até o próximo dia 7. Além das pautas da entidade, os agentes abavianos também conhecerão os atrativos do destino, incluindo ainda passeios por Havana e a participação na Feira Internacional de Turismo (Fit Cuba).

A reunião foi aberta pelo ministro do Turismo de Cuba, Manuel Marrero Cruz. Ele destacou a credibilidade e força da entidade, que agrega 3,5 mil agências em todo o Brasil. “Estamos seguros que presença da Abav aqui terá um efeito multiplicador na emissão de turistas brasileiros para Cuba. Laços culturais de irmandade com o Brasil e queremos incluir o país entre os nossos principais mercados”, discursou o ministro.

Marrero afirmou que em 2013 a ilha recebeu 17 mil brasileiros, mas reconheceu que o número é pequeno que há ainda um espaço grande para crescer. Para ele, nos últimos anos o governo cubano não desenvolveu uma política estratégica para o mercado brasileiro. No entanto, este fato está começando a mudar, com o planejamento de uma forte campanha de promoção no Brasil.

“Estudamos o mercado e vimos que se conhece pouco de Cuba no Brasil. A ideia que se tem é de um país pobre e que tem pouco a oferecer no Turismo, o que não é verdade”, disse. “Por isso abrimos há um ano um escritório da Havanatur em São Paulo e abriremos este ano no Rio de Janeiro. Estamos em fase de licitação para uma grade campanha de promoção para o público final”, complementou.

A Abav também irá colaborar com o governo cubano, com o apoio de um programa de capacitação para os agentes de viagens. O objetivo é que ao final dos treinamentos eles recebam o selo de especialista no destino. Sem firmar prazos, Marrero traçou como meta a marca de 100 mil brasileiros em Cuba.

Anderson Masetto, de Varadero

Receba nossas newsletters