Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Feiras e Eventos

Cuba trabalha turismo Náutico durante 35ª FIT Cuba

Carlos Vogeler, diretor regional para as Américas da OMT; Francesca Barracuci, subsecretária do ministério de Turismo Itália, Manuel Marrero, Ministro do Turismo de Cuba e Marleney Contrera, ministra do Turismo da Venezuela

Carlos Vogeler, diretor regional para as Américas da OMT; Francesca Barracuci, subsecretária do ministério de Turismo Itália, Manuel Marrero, Ministro do Turismo de Cuba e Marleney Contrera, ministra do Turismo da Venezuela


Durante a abertura da 35ª edição da Feira Internacional de Turismo de Cuba – FIT Cuba, que teve início hoje (05/05), Manuel Marrero Cruz, Ministro do Turismo de Cuba (Mintur), destacou a presença de mais de 120 agentes de viagens, operadores e companhias aéreas norte-americanas, presente pela primeira vez no evento. “Quero ressaltar que tivemos um crescimento de mais de 4,5 % em 2014 no setor turístico de Cuba, além do recorde de mais de 3 milhões de turistas internacionais, número que representa um aumento de 3,5%”, afirmou Marrero. O ministro do Turismo cubano ainda pontuou que o turismo nacional também teve um forte desenvolvimento, registrando um aumento de 24%.

A FIT Cuba 2015 traz como tema o turismo náutico, um dos principais do país. “Temos como objetivo para os próximos anos, potencializar o Turismo Náutico. Hoje, contamos com sete marinas internacionais e três terminais de cruzeiros. E, temos o planejamento de aumento e modernizar os destinos. Além de, no ano que vem, inaugurar o Parque Aquático de Varederos”, afirmou Marrero.

Além de trabalhar o mercado náutico, a FIT Cuba 2015 também traz dois produtos inovadores. Um salão de negócios e um salão com 30 expositores italianos – país homenageado dessa edição e
responsável por uma das maiores emissões de turistas para Cuba, com
aumento de 17% em 2014 – foram incorporados ao modelo do evento. “O salão de negócios vem para suprir uma demanda e para fornecer novas possibilidades de parcerias entre os executivos cubanos e internacionais”, completou o ministro do turismo.

Em sua fala, Marrero explicou ainda a nova Carteira de Oportunidades de Negócios do Mintur, que permite, a partir desse momento, contratos de administrações hoteleira e constituição de empresas mistas que visam o desenvolvimento de hotéis e contratos de administração de serviços. Segundo Marrero, esses contratos de administração representam mais de 57% dos quartos do país e mais de 85% dos hotéis de 4 e 5 estrelas. “Com isso esperamos chegar a 2.500 habitações por ano e, em 2017, atingir a construção de mais de 4 mil habitações/ano”, declarou.

Outra questão analisada pelo ministro foram os novos voos que ligam o país ao exterior. Mais de 10 companhias aéreas deram início a voos semanais para o destino, com destaque para a Gol, Iberia, Air China e Aerolineas Argentinas.

O evento, que acontece até o dia 07/05, está sendo realizado no Meliá Jardines Del Reis, em Cayo Coco, Cuba. De acordo com a organização do evento,mais de 150 jornalistas internacionais de mais de 29 países diferentes foram convidados para a cobertura da feira.

Samantha Chuva, de Cayo Coco (Cuba)

Receba nossas newsletters