O 8º UneCongresso, realizado na capital paulista, também foi palco da cerimônia do 3º Prêmio Unedestinos, que tem como objetivo reconhecer e celebrar projetos e instituições que se destacam no setor de Turismo. Os Conventions & Visitors Bureaux que mais se destacaram na premiação foram os de São Paulo e de Curitiba.
Foram apresentados nove cases finalistas da premiação, divididos em três categorias: Visitors & Promoção, Captação e Relacionamento com Compradores de Eventos, e Gestão e Relacionamento com os Associados. Após a apresentação das campanhas finalistas, os participantes participaram da votação online nos projetos finalistas, avaliando quatro critérios principais: Iniciativa Inovadora, Grau de Dificuldade, Resultados Obtidos e Custo x Benefícios.
Na categoria Visitors e Promoção, o São Paulo Convention & Visitors Bureau (SPCVB) foi o vencedor com o projeto “SP para Todos por BKDot Design”. A campanha, que conta com apoio institucional da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado, visa a promoção dos destinos turísticos de 11 cidades paulistas: Aparecida, Bananal, Boituva, Botucatu, Brotas, Eldorado, Holambra, Ilhabela, Olímpia, São José dos Campos e Tatuí.
Em segundo lugar ficou o Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau (BCCVB) com a campanha “Visite Balneário Camboriú e Região Costa Verde e Mar”. E o terceiro lugar foi para o Visit Rio, com a campanha ‘Rebranding”.
Na Categoria Gestão e Relacionamento com Associados, a “Premiação Trimestral Room Tax”, do Curitiba Convention & Visitors Bureau (CCVB), conquistou o primeiro lugar. A campanha, que incentiva a arrecadação do Room Tax para alavancar o turismo da região, prevê premiações em cashback aos hotéis que mais se destacam e clubes de benefícios para os hóspedes em parceria com estabelecimentos parceiros.
Os outros finalistas da categoria foram “Visit Rio mais próximo dos associados”, que ficou em segundo lugar, e “Inovação da Marca”, do Destino Floripa, em terceiro
Já na terceira categoria, Captação e Relacionamento com compradores de Eventos, o São Paulo Convention & Visitors Bureau (SPCVB) voltou a liderar a disputa e conquistou o primeiro lugar com a ação “IWA World Water Congress & Exhibition”.
As ações de captação do Visit Rio, em parceria com Abav e a Alagev, voltadas para o segmento MICE ficaram em segundo lugar e, em terceiro, a campanha para a Semana Brasileira do Aparelho Digestivo.
“O Prêmio Unedestinos é uma celebração das melhores práticas e um incentivo contínuo para que todos nós busquemos sempre a excelência, contribuindo para o desenvolvimento e fortalecimento do Turismo no Brasil. Os nove cases finalistas são testemunhos inspiradores do talento e do esforço coletivo que impulsionam nosso setor”, declarou o presidente da Unedestinos, Toni Sando.