Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Feiras e Eventos

Desoneração da hotelaria domina discursos na abertura do Conotel

Na home o prefeito Gilberto Kassab entre Enrico Fermi e Bruno Omori. Aqui Fermi durante o seu discurso

Na home o prefeito Gilberto Kassab entre Enrico Fermi e Bruno Omori. Aqui Fermi durante o seu discurso


No início de abril a presidenta Dilma Rousseff incluiu a hotelaria no Plano Brasil Maior, que visa desonerar alguns setores da economia. No caso dos hotéis, os empreendimentos ficam livres da contribuição patronal ao INSS, de 20%, sendo substituída pela alíquota de 2% sobre o faturamento da empresa. A iniciativa foi comemorada e comentada em todos os discursos durante a abertura do Conotel 2012, que aconteceu na noite desta quinta-feira (26/07) na Fecomercio, em São Paulo.

O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), Enrico Fermi, agradeceu o empenho dos Ministérios do Turismo e da Fazenda pelo empenho para incluir a hotelaria neste projeto. “Esta é uma grande conquista. Não era tudo o que a gente queria, mas fazer parte deste projeto que antes só contemplava a indústria foi um grande avanço”, disse.  “O Ministério do Turismo tem muitos projetos para colocar o turismo na agenda econômica do País. Esta foi a primeira grande conquista da gestão do ministro Gastão Vieira, mas teremos mais avanços”, completou o secretário executivo do MTur, Valdir Simão.

O presidente da Resorts Brasil, Dilson Fonseca, acredita que a desoneração da folha de pagamento pode contribuir para a viabilização de novos empreendimentos no País. Para ele, a alta carga tributária era um fator que dificultava muitos investimentos. “Isso vai facilitar as contratações e consequentemente a qualidade dos serviços prestados”, afirmou.

Roberto Rotter, presidente do Fórum dos Operadores Hoteleiros do Brasil, lembrou o trabalho conjunto de todas as entidades. “No Conotel do ano passado nós unificamos a voz da hotelaria e passamos a falar e agir juntos. A nossa primeira conquista foi a inclusão da hotelaria no Brasil Maior, mas ainda temos uma série de desafios pela frente”, discursou. “Esta vitória se deve ao esforço incansável desses quatro valentes [Enrico Fermi, Dilson Fonseca, Roberto Rotter e Alexandre Sampaio] que lutaram muito em defesa da hotelaria em Brasília”, finalizou Simão.

O Conotel 2012 tem continuidade nesta sexta e sábado (27 e 28/07) com uma série de painéis e debates sobre o setor. O tema principal desta edição do evento é “A hotelaria que queremos para o Brasil”. Veja abaixo a programação:

Dia 27

9h30 – Sessão Plenária “Brasil como ambiente macroeconômico para aceleração do turismo”

11h30 – Sessão Plenária “Modelos internacionais da relação de parceria entre o governo e a hotelaria”

14h30 – Sessão Plenária “Inovação como ferramenta preventiva contra a estagnação do mercado hoteleiro”

16h30 – “Segurança hoteleira: alimentar, física e patrimonial”

Dia 28

9h30 – Sessão Plenária “Impactos das redes sociais na decisão de hospedagem”

11h30 – Sessão Plenária “Palestra motivacional: equipes competitivas, equipes vencedoras”

Clique aqui para ver as fotos da abertura do evento.

Anderson Masetto e Luciano Palumbo

Receba nossas newsletters