
O Festuris chega à 37ª edição como um dos principais encontros do setor de turismo na América Latina. Em 2025, o palco LGBT+ Diversidade terá pela primeira vez a presença do especialista global em turismo LGBTQ+, Ed Salvato, que se apresentará em 7 de novembro, às 16h.
Sobre Salvato:
Com mais de 25 anos de atuação, Salvato é reconhecido por seu trabalho voltado à inclusão e visibilidade de viajantes queer. Ex-editor-chefe de publicações como OUT Traveler, ManAboutWorld e o pioneiro Out & About, ele se tornou referência internacional ao orientar destinos, hotéis e operadores a implementar práticas de hospitalidade seguras e acolhedoras para o público LGBTQ+.
Professor no Tisch Center of Hospitality da Universidade de Nova York (NYU), Salvato ministra o primeiro curso da instituição voltado à inclusão no turismo. Também é coautor do The Handbook of LGBT Tourism & Hospitality, obra considerada essencial para profissionais e empresas que desejam promover experiências inclusivas.
Durante seis anos, integrou o conselho da International LGBTQ+ Travel Association (IGLTA), atuando cinco deles como tesoureiro, e desenvolveu projetos de consultoria voltados à transformação de boas intenções em práticas concretas de inclusão.
Palco LGBT+ no Festuris
No palco LGBT+ Diversidade, Salvato apresentará dados, experiências práticas e histórias de transformação, destacando como o turismo pode promover pertencimento, respeito e conexão em um contexto global. Segundo Marta Rossi, CEO do Festuris, a presença de Salvato reforça o compromisso da feira com um turismo “mais humano, acessível e inclusivo, onde cada viajante possa ser bem-vindo e respeitado independentemente de sua identidade”.
“Estou honrado em participar do Festuris e animado por compartilhar minha experiência com o público brasileiro e latino-americano. Por mais de 25 anos, meu trabalho se concentrou em criar experiências onde cada viajante se sinta seguro e acolhido. No Festuris, discutirei tendências e desafios do turismo LGBTQ+ para os próximos cinco anos e espero aprender com colegas que estão avançando nesse trabalho”, afirmou Salvato.