
A Embratur participa entre os dias 23 e 25 de julho da 41ª edição do Congresso da Cocal, em San Pedro Sula, Honduras, com ações para posicionar o Brasil como referência no turismo de negócios e eventos. Voltado ao setor MICE (Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions), o encontro reúne líderes da indústria latino-americana e serve de plataforma para rodadas técnicas, painéis e articulações bilaterais.
Durante o evento, a Embratur apresenta o Brasil como destino competitivo para a realização de eventos internacionais, destacando infraestrutura, diversidade cultural e capacidade de atendimento qualificado. A iniciativa faz parte da estratégia de ampliar a participação do país no mercado global de congressos, feiras e convenções.
“O turista de negócios é o que mais gasta por visita e esse é um segmento estratégico no mundo todo”, afirmou Marcelo Freixo, presidente da Embratur.
Segundo ele, o Brasil tem potencial para atrair mais eventos internacionais, e a presença na Cocal é parte de uma política de qualificação da oferta turística e diversificação do público internacional. A participação também marca o desdobramento do Acordo de Cooperação Técnica firmado com a Abeoc Brasil durante a WTM Latin America 2025, em São Paulo. A parceria busca fortalecer institucionalmente o setor e ampliar a presença do Brasil em fóruns internacionais.
Com cerca de 500 empresas associadas, a Abeoc atua na qualificação e internacionalização do setor de eventos. Para Enid Câmara, presidente da entidade, a colaboração com a Embratur é estratégica.“Essa união amplia oportunidades, projeta nossos profissionais e valoriza a indústria de eventos como vetor de desenvolvimento econômico e cultural”, disse.
Realizado anualmente, o congresso da Cocal é considerado o principal encontro da indústria MICE na América Latina. Criada em 1984, a Federação reúne associações nacionais do setor, promovendo integração, capacitação e cooperação regional.