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Feiras e Eventos

Esfe 2024: Grandes eventos e festivais impulsionam turismo do estado de São Paulo

WhatsApp Image 2024 02 20 at 4.47.45 PM Esfe 2024: Grandes eventos e festivais impulsionam turismo do estado de São Paulo

Luciane Leite, secretária executiva de Turismo do Estado de São Paulo

SÃO PAULO – Para finalizar o 19ª edição do Encontro do Setor de Feiras e Eventos (Esfe), que aconteceu nesta terça-feira (20), Luciane Leite, secretária executiva de Turismo do Estado de São Paulo, falou sobre a importância dos grandes eventos para o turismo de São Paulo. De acordo com dados apresentados por Luciane, a capital paulista, por exemplo, recebe mais de 8 mil eventos anuais e mais de 750 grandes congressos e feiras.

“Gosto de relembrar a potencial do nosso estado. São Paulo é o principal emissor de turista para o Brasil e para o mundo. Este ano esperamos chegar (segundo dados do CIET) a 49 milhoes de turistas, e um crescimento no PIB de 5%”, afirmou. “E o que contribui para estes grande numeros? Os nossos eventos. Temos eventos corporativos, reuniões, eventos de todo segmento mice, e atualmente o que contribui muito para o crescimento do turismo de lazer: os grandes shows e festivais”, explicou Leite.

São Paulo é atualmente o principal destino de eventos internacionais no Brasil. “E o nosso CVB tem trabalhado muito pra manter o destino como 1º do Brasil e crescer para ser o maior das Américas. Estes grandes shows e eventos trazem muitas pessoas e movimentam tanto a nossa economia que devem ser valorizados”, concluiu.

Somente durante o período dos shows da cantora norte americana Taylor Swift, realizados no segundo semestre de 2023, o volume de serviços prestados no Brasil cresceu 0,4% após 3 meses no negativo, registrou uma movimentação financeira total de R$ 803,7 milhões durante os 3 dias de show (CIET) e uma ocupação hoteleira de 97%. Já o festival teve um impacto econômico de R$ 1,9 bilhão, 85% de ocupação hoteleira e 23,4 mil empregos gerados. O GP de Fórfmula 1 também gera uma das maiores receitas no segmento e promove uma exposição de mídia do estado com média de 374,7 milhões de dólares por ano.

“Vejam os impactos que estes eventos trazem para nossa economia e nosso setor. Não só na capital, mas tambem no interior. São dados muito expressivos que provam a força do segmento”, afirmou a secretária, que ainda apresentou projetos desenvolvidos pela Setur e pelo governo para continuar com os bons resultados. “Temos trabalhado muito para colocar o turismo de São Paulo no patamar de crescimento, com projeto como o Creditur-SP, os Distritos turísticos, o calendário de eventos, entre outros”, finalizou.

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