SÃO PAULO – No segundo e último dia da 17º edição da EBS, a Arena 2 foi aberta com o painel “Espírito Santo: o destino para o seu evento”, com apresentação de Luciano Andrade, supervisor Técnico na Gerência de Marketing na Secretaria de Estado do Turismo do Espírito Santo. O Estado, que também possuía estande próprio, participou da feira com o objetivo de captar empresários para investir no desenvolvimento turístico, juntando o público com o privado e destacar os atrativos do destino para o segmento Mice.
Para o secretário de turismo do Espírito Santo, Dorval Uliana, a importância de participar dessa feira é colocar o estado como um destino desejado no Brasil, apresentando atrativos e possibilidades. “As feiras, por serem segmentadas, nos dão a oportunidade de destacar os segmentos mais fortes do nosso estado. Participamos esse ano de oito feiras dentro do país e pretendemos participar ainda esse ano de outras, como por exemplo Abav, Adventure Sport Fair, Festuris e também trabalhar a ações internas de divulgação. Temos planejado uma nova campanha publicitária promocional, que realizaremos graças a sinalização que recebemos através do Investe Turismo, um investimento de quase R$ 840 mil para o Estado”, afirmou o secretário.
O destino também pretende focar na capacitação de agentes e operadores, realização de fampress e famtour e na segmentação do turismo. Para a feira, foi destacado quatro segmentos: Turismo de Lazer, Histórico, Cultural e de Negócios, segundo Luciano Andrade. “Espirito Santo é uma síntese do brasil porque reúne diversos atrativos de forma singular. Nosso Estado possui 4 milhões de habitantes e 48% estão concentrado na região metropolitana, onde você tem a união entre a montanha e o mar. Oferecemos todos os tipos de turismo em um lugar só e a melhor parte é que tudo se conecta facilmente e com fluidez”, afirmou o Supervisor. “Observação de aves e baleias como produto turístico, agroturismo, esportes, mergulho, diversidade grande de fauna marinha. Região das montanhas com cenários surpreendentes, gastronomia e arquitetura peculiar são apenas algumas das infinitas possibilidades”.
Segundo Luciano, o turismo de negócio também faz com que o turista acabe se interessando pelo lazer e por isso é importante incentivar esse segmento. “Temos a estrutura para receber eventos corporativos. Nosso aeroporto é muito bem localizado, apenas 10 minutos da praia e do Pavilhão de Carapina, que é o nosso maior espaço para eventos e está na gestão do Estado. Além disso, o aeroporto foi eleito o melhor (na categoria de ate 5 milhões de passageiros). Já temos sinalizado inicio de voos internacionais, que está avançando de forma muito concentrada e o turismo de cruzeiros, que retomamos estrategicamente também facilita a chegada ao nosso Estado”, explicou.
“Nosso aeroporto também possui o menor tempo de operação de embarque e desembarque, o que torna a gente muito competitivo. O local possui uma infraestrutura nova e moderna, com design fantástico e a proximidade da praia. Além disso, possuímos proximidade aos principais centros comerciais do Brasil”, complementou o secretário Dorval Uliana.
A rede hoteleira também não deixa a desejar. Na capital capixaba, Vitória – segunda capital com maior IDH do Brasil, existem seis mil leitos, que segundo o secretário, “comportam muito bem os turistas”. “Nossa rede hoteleira tem um potencial de crescimento muito grande. Ainda não possuimos Resorts mas estamos de portas abertas para novos empreendimentos”, afirmou Dorval.