
Equipe da Setur-ES, Lab Turismo Consultoria, Decolar e Sebrae-ES com Marcelo Freixo, presidente da Embratur, no estande do Espírito Santo durante WTM Latin America – Divulgação: Lab Turismo
O Estado do Espírito Santo reforçou seu compromisso em se posicionar de forma estratégica no cenário do turismo nacional e internacional na WTM Latin America 2025. A delegação capixaba participou de reuniões com grandes players do setor, como Azul Viagens e Decolar.
Sua presença na feira foi um passo fundamental dentro de um movimento mais amplo liderado pelo Contures, com o objetivo de fortalecer a imagem do Estado como um destino completo e atrativo para diferentes perfis de viajantes. Além disso, as ações estão inseridas em um novo momento vivido pelo Sebrae-ES, que agora conta com Valdeir Nunes como novo presidente e passa a priorizar de forma estratégica o turismo como vetor de desenvolvimento para a economia local.
Durante a feira, foram realizadas reuniões de alto nível com foco em projetos estruturantes. A agenda contou com a presença do secretário de Turismo do Espírito Santo, Victor Coelho, do presidente do Contures, Valdeir Nunes, da subsecretária de Turismo do Estado, Lorena Vasques, e de Renata Vescovi, representante da diretoria do Sebrae-ES.
As conversas com operadoras e companhias aéreas avançaram no sentido de ampliar a conectividade do Estado, com planos de voos dedicados para o público turístico, e em ações conjuntas de promoção dos atrativos capixabas nos principais canais de venda para o trade e mídia do setor.
“Estamos construindo um novo posicionamento para o Espírito Santo no mercado turístico. As reuniões realizadas durante a WTM mostraram o interesse das grandes operadoras e empresas do setor em apostar no potencial do nosso Estado. Essa articulação entre poder público, setor privado e entidades como o Sebrae é fundamental para consolidarmos o turismo como vetor de desenvolvimento sustentável”, afirma Valdeir Nunes, empresário do setor e novo presidente do Contures.
A consultoria estratégica Lab Turismo Consultoria, contratada pelo Sebrae-ES, vem apoiando o Contures em um processo estruturado de análise de cenário, planejamento e requalificação da governança turística do Espírito Santo.
“O Espírito Santo vive um momento estratégico de valorização do turismo. Estamos trabalhando para ampliar rotas aéreas e integrar os diversos destinos capixabas ao mercado nacional com mais visibilidade. Nossa diversidade natural, cultural e gastronômica tem tudo para conquistar mais viajantes — e estamos criando as condições para isso acontecer”, reforça Victor Coelho, secretário de Turismo do Estado.
Com produtos turísticos já consolidados — como as montanhas do Caparaó, o litoral da região metropolitana, a cultura e gastronomia de Vitória, Vila Velha e Anchieta, e o enoturismo e agroturismo nas regiões serranas — o Espírito Santo tem agora um desafio claro: elevar sua visibilidade e competitividade no mercado.