
SÃO PAULO – Durante o primeiro dia de WTM-LA, que acontece no Expo Center Norte, o secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena, anunciou algumas novidades:
- Passaporte Ferroviário com linhas e atrações de 12 municípios paulistas;
- Assinatura de protocolo de intenções com parques tecnológicos de Santos, São José dos Campos e Sorocaba;
- Estudo inédito sobre mercado aéreo internacional em parceria com a Embratur.
Em 2024, São Paulo alcançou a marca de 49 milhões de pessoas que passaram pelo Estado. Para este ano, as projeções apontam para um recorde de 50 milhões, além dos mais de dois milhões e meio de turistas estrangeiros. “Será um grande ano para o turismo. Todas as indicações apontam para um crescimento e um fortalecimento do setor em toda a cadeia, além do aumento do número de turistas que visitarão o Estado”, pontuou Lucena.
DESAFIOS
Ao longo desses dois anos de mandato, vencer alguns preconceitos em relação a São Paulo, que era visto apenas como um estado onde se desenvolve um turismo corporativo e de negócios, eram seus maiores desafios. Um cenário que vem sendo superado, já que a secretaria busca fortalecer cada vez mais um trabalho de promoção, participando de dezenas de feiras nacionais e internacionais, realizando roadshows e, principalmente, uma escuta ativa de quem é do mercado, como os operadores de turismo e agentes de viagens.
“Nós temos mostrado que São Paulo é turismo de negócios, é turismo corporativo, mas é mais que isso. A cidade de São Paulo, por exemplo, é o terceiro destino mais lembrado do mundo em gastronomia. É o quarto destino mais lembrado do mundo em cultura. Aparece, inclusive, antes de Nova Iorque e antes de Londres. Nós temos eixos de turismo se desenvolvendo com muita força, como turismo de saúde e bem-estar”, enfatizou Lucena ao M&E.
“O estado de São Paulo entrou definitivamente no mapa do entretenimento internacional.”
Grandes eventos e novas apostas
The Town, Lollapalooza, Fórmula 1 e outros grandes eventos esportivos e de entretenimento, são exemplos consolidados no calendário paulista e que mostram o potencial desse destino. Além disso, Lucena pontuou que a secretária tem trabalhado também outros eixos, como o turismo rural, com mais de 1.200 propriedades catalogadas e capacitadas para receber o turista. “Nós estamos maduros, prontos para um salto quântico para desenvolvermos ainda mais o turismo e certamente nós estaremos nesses próximos anos vivendo esse grande boom, esse grande crescimento do turismo do Estado”, complementou.
NOVIDADES NA WTM-LA
Passaporte Ferroviário
Para fomentar as viagens de trens turísticos, a Setur-SP lançou nesta segunda-feira (14) o Passaporte Ferroviário de São Paulo, um verdadeiro guia para o viajante, que conta com mapa que mostra os trechos de trens turísticos em 12 municípios paulistas e que é parte do Programa de Turismo Ferroviário do Estado.
Neste passaporte, o viajante também tem à disposição uma lista com 14 atrativos do Estado de São Paulo ligados ao turismo ferroviário. São opções como o Trem da República, que percorre o trecho Itu-Salto; o Trem dos Operários, em Sorocaba; e a linha Campinas-Jaguariúna. Ao apresentar o passaporte ferroviário nestes e em outros trechos selecionados, o passageiro ganha descontos no ticket, que vão de 10 a 20% de desconto.
O passaporte ferroviário é uma parceria da Setur-SP com a ABOTTC (Associação Brasileira das Operadoras de Trens Turísticos e Culturais), e conta com o apoio da Secretaria de Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo (STM) e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).
Protocolo de intenções com parques tecnológicos
A assinatura de um protocolo de intenções com os parques tecnológicos de Santos, São José dos Campos e Sorocaba tem como objetivo realizar novas parcerias para a Academia do Turismo SP, programa de qualificação profissional da Secretaria que atua com formação, pesquisa, inovação e governança. Desta forma, tantos os locais quanto a Setur-SP poderão:
- articular parcerias estratégicas;
- desenvolver ferramentas educacionais;
- promover pesquisas de desenvolvimento;
- incentivar a adoção de tecnologias e inovação para apoiar a sustentabilidade e novas soluções no turismo;
- realizar ações de sensibilização, atratividade e empregabilidade no setor turístico;
- participar de feiras e eventos.
“A Academia do Turismo SP é um programa que muito nos orgulha. Até o momento, já ofertou 33 mil vagas gratuitas em cursos ligados ao turismo. Agora, queremos ampliar o leque de parcerias para trazer soluções inovadoras para o turismo, com um olhar especial para a tecnologia e inovação”, disse Roberto de Lucena.
A meta da Academia do Turismo SP é oferecer 100 mil vagas para a qualificação de profissionais em hospitalidade, eventos e gestão, com cursos presenciais e online, disponíveis até 2026. O programa abrange diversas frentes de qualificação, incluindo cursos rápidos de capacitação, pós-graduação e ações de incentivo a empregabilidade, com o objetivo de tornar o setor mais inclusivo e repleto de oportunidades de crescimento profissional.
Estudo sobre mercado aéreo internacional
A parceria, entre Setur-SP e a Embratur, prevê a troca de informações e estudos sobre o fluxo de turistas internacionais nos aeroportos brasileiros entre 2018 e 2025, com objetivo de ampliar o conhecimento sobre o comportamento dos visitantes e fortalecer a posição do Brasil como destino competitivo e atrativo para viajantes do mundo todo. “É um esforço conjunto de um estudo que estamos desenvolvendo, que fala sobre o mercado aéreo internacional e detalha mais o protagonismo de São Paulo na questão da mobilidade e acesso. Dados bastante relevantes”, disse Lucena.
Um dos destaques do levantamento é que o Estado de São Paulo lidera chegadas internacionais e tem o maior hub aéreo da América Latina e do Hemisfério Sul. Em 2024, por exemplo, houve a movimentação de mais de 79 milhões de passageiros em São Paulo e o Estado representa 53% de todas as chegadas aéreas internacionais ao Brasil. Além disso, a análise, conduzida pelo CIET-SP com base em dados produzidos e fornecidos pela Embratur, revelou que São Paulo foi a porta de entrada para 34,5% dos turistas internacionais que visitaram o Brasil entre 2018 e 2025, com visitantes vindos de mais de 180 países. Estados Unidos, Argentina, Chile, Alemanha e Portugal lideram o ranking de emissores de turistas para o Estado no acumulado desses anos.
O relatório também mostra que o número de voos internacionais com destino ao Estado de São Paulo deve crescer 11% em 2025, com uma média estimada de 811 voos semanais. Ainda, a sazonalidade revela picos de movimentação nos meses de julho e dezembro, reforçando a importância da infraestrutura aeroportuária e da promoção turística em períodos estratégicos.
*O M&E viaja com apoio da Shift Mobilidade Corporativa e proteção GTA