Câmbio:

Idiomas:

Estratégia e inovação são assuntos do Fórum Braztoa

Teve início há pouco o Fórum do 25º Encontro Comercial Braztoa. Na abertura; o preseidente da entidade; Eduardo Barbosa; justificou a escolha do tema desta edição; que é “Parcerias: unir estratégias para multiplicar resultados”. Segundo ele; é de extrema importância discutir as parcerias; que nos últimos anos deram sustentação para o crescimento do setor. “As parcerias uniram o turismo nos últimos tempos. Trouxemos este tema para podermos discutir e encontrar maneiras de alavancar ainda mais os nossos negócios”; disse.

O primeiro a falar para os agentes operadores e convidados foi o palestrante Carlos Júlio; que é também; professor e vice-presidente do Conselho da Tecnisa. Antes de definir o que é estratégia; Júlio falou sobre a evolução da economia e das empresas nas últimas decadas; além de apontar os desafios do Brasil nos próximos anos que é a adequação e desenvolvimento da infraestrutura e da mão de obra qualificada.

“Sempre ouvi falar do tal gigante adormecido; que um dia iria despontar no cenário mundial. Não preciso dizer que este momento chegou para o Brasil; mas com uma enorme vantagem. As nações desenvolvidas cresceram se construindo e aqui ainda há muito o que fazer. Portanto é um potencial muito diferenciado”; afirmou. “Teremos certamente duas ou três décadas de prosperidade”; completou.

A partir disso; Júlio explicou que para definir estratégias vencedoras é necessário lançar um olhar diferenciado sobre as mudanças do mundo; que envolvem a economia; as empresas e os consumidores. “O que vem por aí é um verdadeiro tsunami; que vai levar todo mundo para a praia. Tem duas maneiras de chegar lá. Uma é tomando um caldo e a outra é surfando”; exemplificou.

Segundo ele; estes novos tempos exigem novos caminhos das empresas e para definir como se chegar a uma estratégia; o palestrante lançou uma pergunta à plateia: Como atingir resultados diferentes fazendo tudo igual? “Não se pode fazer um planejamento estratégico olhando o ano anterior. É necessário quebrar ciclos viciosos e mudar o foco”; disse. “Para ter estratégias diferenciadas é preciso inovar”; definiu.