Promover o turismo no Brasil; fortalecer os destinos nacionais e elevar em 20% o número de turistas no país a partir de 2012. Esses são os objetivos do Brite 2011 (Brazil International Tourism Exchange); evento que volta a acontecer depois de cinco anos: “Começar é difícil; recomeçar é mais ainda e voltamos com mais força para fortalecer o setor de turismo”; destacou Orlando Diniz; presidente da Fecomercio; entidade responsável pelo evento.
Em seu pronunciamento; Diniz destacou que a feira só está sendo realizada graças ao desafio proposto por Alexandre Sampaio; Alfredo Lopes e Pedro de Lamare: “Os três propuseram o desafio à Fecomercio e nós aceitamos”; emendou.
Realizado em parceria com a Escala Eventos; a Brite 2011 está direcionado em duas frentes de atuação: nacional e internacional. Foram convidados pela organização do evento cerca de 500 pessoas entre operadores de turismo; executivos de mercado corporativo e de congressos de 34 países dos cinco continentes.
Ronald Ázaro; secretário de Turismo do Estado; comemorou o fato de a feira ter sido retomada: “O ponto de encontro do turismo internacional no Brasil é o Rio de Janeiro e essa feira vai ajudar a trazer mais turistas à cidade e ao país”; acredita.
Durante abertura compuseram a mesa ainda o deputado Otávio Leite; o presidente da FBHA; Alexandre Sampaio; e Mário Moysés; presidente da Embratur; que mais uma vez destacou os números positivos da entrada de turistas estrangeiros no Brasil.