Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Feiras e Eventos

Festuris começa hoje com 2.500 expositores de 65 países

Evento terá essa noite a premiação dos Amigos do Festival

Evento terá essa noite a premiação dos Amigos do Festival


Com inovações e sempre de olho nas novidades do mercado, tem início essa noite a 25ª edição do Festival do Turismo de Gramado com a proposta de surpreender os 14 mil profissionais aguardados no evento. São 2.500 expositores distribuídos em 350 estandes no Serra Park, em uma área aproximada de 20 mil metros quadrados. Para permitir que o fluxo do público seja mais dinâmico e contemple a passagem por todos os espaços, foi alterada a mobilidade na feira, com entrada e saída em pontos diferentes. A internacionalização do evento, com 65 destinos representados, a cada ano se intensifica. O evento começa na noite de quinta-feira (7), com a solenidade de abertura, às 20 horas, no Palácio dos Festivais. Na sequência, ocorrerá a Festa das Festas na Sociedade Recreio Gramadense, promovida pelo governo do Rio Grande do Sul. O destaque será o show com o grupo tradicionalista Os Fagundes, além da apresentação de festas típicas do Estado aos convidados.

Sob a direção de Marta Rossi, Eduardo Zorzanello e Marcus V. Rossi, o Festuris terá como tema “Turismo – A vanguarda da economia sustentável”. Serão dois dias de atividades, na sexta-feira e sábado (8 e 9), com a realização do congresso no Centro de Convenções Serrano Resort, e a feira no Serra Park  Na feira, dois novos salões serão apresentados para consolidar o trabalho de segmentação: o de Sustentabilidade e o Mice-Abeoc Brasil (de turismo corporativo).Um dos destaques do Salão de Sustentabilidade será a participação do Serviço Social da Indústria (Sesi), que apresentará dois projetos: “Cozinha Brasil” – um programa de educação alimentar com o objetivo de elevar o nível de saúde e qualidade de vida das pessoas; e o “Vira Vida” – uma tecnologia social interligada à Rede de Enfrentamento da Exploração Sexual Infantojuvenil e ao Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente.No Salão Mice-Abeoc, haverá sala de capacitação com palestras e painéis sobre o setor de eventos. A programação abrange temas como turismo criativo, segmento Mice, viagens de incentivo, segurança em eventos, qualidade e sustentabilidade. O salão também vai apresentar uma seleção de expositores diretamente ligados ao mercado de turismo corporativo.

Segundo Marta Rossi, coordenadora do evento junto com Marcus Vinícius e Eduardo Zorzanello o evento já se consolidou com o reconhecimento do trade e também do mercado internacional. “Se tivesse que destacar três pontoseu diria credibilidade do mercado, reconhecimento público e respeito pelo trabalho que executamos. Com o Festival do Turismo, abrimos espaço nos anos 80, para a profissionalização da atividade turística em nossa cidade, região e Estado. Na verdade, com o Festuris, o turismo passou a ser planejado, porque administradores e empresários da época compreenderam quais resultados o evento poderia trazer. Agora podemos dizer, com toda segurança, que a internacionalização de nosso Estado, tem no nosso evento, sua grande ferramenta” lembra. Sempre em busca da especialização e atualização dos profissionais do turismo, o Festuris preparou uma agenda em três salas de capacitação. Apresentação de destinos, reuniões e palestras estão entre as atividades previstas. Os worshops também permitirão conhecer novidades do segmento.

Luiz Marcos Fernandes e Lisia Minelli

Receba nossas newsletters