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Fetur 2025: posicionamento é a chave para o Destino Piauí, diz Braztoa

Marina Figueiredo diretora executiva da Braztoa Foto Rafael TorresME scaled Fetur 2025: posicionamento é a chave para o Destino Piauí, diz Braztoa
Marina Figueiredo, diretora executiva da Braztoa (Foto Rafael TorresM&E)

TERESINA – Posicionamento é a palavra-chave para o Destino Piauí se colocar de vez no mercado de turismo e presente nas prateleiras de operadores nacionais e internacionais. A opinião da presidente executiva da Braztoa, Marina Figueiredo, vem de encontro à temática desta primeira feira de turismo do estado, a Fetur Piauí 2025, de um despertar do turismo deste importante estado do nordeste brasileiro.

“Primeiro é se posicionar como destino e não como parte integrante, por exemplo, da Rota das Emoções. O destino é muito maior. Os profissionais pouco veem o Piauí como um destino de Litoral, como acontece praticamente em todo o Nordeste já posicionado como destino de litoral. E isso também acontece no Sul e Sudeste do Brasil. E o Piauí tem mais produtos de aventura, natureza, história e cultura”, argumenta Marina.

“O produto Rota das Emoções, de certa forma, está muito bem estruturado, então certamente já é um passo à frente de muitos outros destinos”

É importante que o Estado inicialmente comece a colocar esses produtos para serem vistos, mostrar um Piauí não dentro da Rota das Emoções, somente, mas se posicionar. “E, esse posicionamento firme a partir de ações práticas como esta Fetur que traz o mercado para conhecer, para saber o que existe no destino. É necessário, sim, participar de grandes feiras e eventos com estandes próprios e uma linguagem muito clara dos produtos oferecidos, capacitações, e parcerias com o operador ou ações até institucionais através da Braztoa que, de forma coletiva atinge 56 operadores, por exemplo”, explica a executiva.

A Braztoa trouxe em 2022 um grupo de operadores para conhecer a Rota das Emoções, e saíram mais encantados com o trecho piauiense do roteiro dividido com o Ceará e Maranhão. Vale lembrar, explica Marina, que além de explorar a parte natural e cultural do destino, a rota piauiense está muito bem estruturada em termos de produtos e serviços – hotelaria, receptivo e restaurantes. “O produto de certa forma está muito bem estruturado, então certamente já é um passo à frente de muitos destinos que às vezes querem entrar no mercado, mas ainda precisam se estruturar”, conta.

E completa: “Entendemos que o foco da Fetur é focar para colocar na prateleira e se manter no radar do mercado o Destino Piauí, mas sempre a partir de um posicionamento firme e profissional. Creio e insisto que a grande chave é posicionamento”.

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