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Feiras e Eventos

Folha do Turismo Brasil destaca práticas que são exemplos no Turismo

Estande do M&E no Festival do Turismo de Gramado

Estande do M&E no Festival do Turismo de Gramado


Por meio da I Chamada para a Premiação das Melhores Práticas dos 65 Destinos Indutores do Desenvolvimento Turístico Regional, o Ministério do Turismo premiou 27 experiências consideradas modelos para o desenvolvimento do turismo no país. Na edição especial da Folha do Turismo Brasil para o 23º Festival de Turismo de Gramado, os participantes do evento vão conhecer os projetos ganhadores, que foram colocados em prática em 12 estados brasileiros. Alguns estados ganharam mais de um prêmio, com destaque para o Paraná, que recebeu seis, e São Paulo, com cinco.

Os 240 projetos recebidos foram avaliados e selecionados conforme as 13 dimensões do Índice de Competitividade 2010: infraestrutura geral, acesso, serviços, equipamentos e atrativos turísticos, marketing e promoção e aspectos ambientais, sociais e culturais. As experiências premiadas foram divididas e analisadas entre capitais e não-capitais.

Segundo a coordenadora-geral de Regionalização do MTur, Ana Clévia Guerreiro, entrevistada para essa edição, a premiação visa estimular os 65 destinos a cumprirem efetivamente o papel de induzir o desenvolvimento da atividade turística em suas regiões. O objetivo é que as práticas bem sucedidas sejam multiplicadas por outros destinos turísticos brasileiros.

Além do MTur, participaram das bancas avaliadoras os ministérios da Cultura; da Integração; das Cidades; do Desenvolvimento Social e Combate à Fome; do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior; e do Meio Ambiente. E, ainda, a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), a Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), a Fundação Getúlio Vargas (FGV), o Instituto de Assessoria para Desenvolvimento Humano (IADH), o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o Instituto Marca Brasil (IMB) e o Serviço de apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Alguns estados participaram, mas não ganharam. Outros nem mesmo concorreram, mas possuem projetos que desenvolveram economicamente ou socialmente uma determinada região e que podem servir como exemplo. Esses também estão contemplados nesta edição. É o caso do Maranhão, Amazonas, Pará, de Alagoas, da Bahia e Paraíba. O profissional de turismo tem a oportunidade de conhecer pela revista um pouco mais sobre essas práticas vitoriosas e passar adiante. Boas ideias devem ser sempre multiplicadas. O Turismo brasileiro agradece.

Thais Hernandes, de Gramado

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