Segundo a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), os sete casos de meningite C que resultaram em três mortes na última semana em Costa do Sauípe, litoral norte da Bahia, já são considerados um surto da doença. No entanto, a Vigilância Epidemiológica do Estado descartou a possibilidade de ter havido disseminação entre os foliões que participaram do Sauípe Folia, micareta indoor realizada de quarta-feira (07/09) a sábado (10/09) nas instalações dos hotéis de luxo do complexo turístico. Grandes nomes da axé music se apresentaram para baianos e turistas.
A Sesab afirma que os casos da doença não têm relação com a festa e nenhum hóspede foi contaminado. Segundo o coordenador da Vigilância Epidemiológica, os funcionários contaminados pela meningite meningocócica do tipo C não mantinham contato com os hóspedes porque atuavam em funções internas e, por esse motivo, a festa não foi interrompida.
Como medida preventiva, a Secretaria informou que cerca de 1.800 pessoas que estiveram em Costa do Sauípe neste período receberam medicação para bloquear o surgimento de novos casos.