Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Feiras e Eventos

França, Brasil e Israel são tema de Fórum de Turismo e Espiritualidade

A primeira edição do Fórum de Turismo e Espiritualidade aconteceu na noite da última quarta-feira (18),  em São Paulo, e foi organizado pela Promonde. O evento teve painéis de destinos que já reúnem iniciativas voltadas para o turismo espiritual. Entre eles, marcaram presença representantes de França, Israel, São Paulo, Bahia e Itapecerica da Serra (SP), promovendo as regiões como destinos temático.

França

Caroline Putnoki, diretora da Atout France para América do Sul

Caroline Putnoki, diretora da Atout France para América do Sul (Foto: Eric Ribeiro)

A diretora da Atout France para América do Sul, Caroline Putnoki, apresentou o painel da França. A tradição das peregrinações acontece desde a Idade Média, mas de acordo com Putnoki, a intenção que antes era apenas religiosa, hoje em dia apresenta variedade, deixando de ser apenas um turismo de nicho, através da busca pela experiência e do afastamento do ritmo acelerado da vida real.

Destinos pouco conhecidos como Lisieux, a cidade de Santa Teresa; Le Puy-en-Velay, cidade onde se inicia uma das rotas para Santiago de Compostela; Rocomadeur, onde as catedrais foram construídas cravadas nas pedras, misturando a arquitetura com a paisagem natural; Avignon, onde está o Palácio dos Papas, entre outras cidades que compõem diversas rotas de turismo religioso no país também foram apresentados. Além de passeios turísticos com guias brasileiros, algumas regiões permitem que sejam realizadas missas privativas e também missas em português. A França, além de catedrais e igrejas, também possui mesquitas e mosteiros.

O destaque da apresentação ficou para Lourdes, a cidade que mais recebe turistas anualmente depois de Paris. Segundo Putnoki, Lourdes recebe 15 milhões de turistas por ano. O Santuário, além de proporcionar experiências religiosas, possui na região próxima experiências gastronômicas e uma rede de hotéis chamada Lourdes Sanctuaries Hotels. A Ryanair, companhia aérea conhecida na Europa, aproveitou o evento para anunciar voos diretos de Lisboa para Lourdes, visando facilitar a chegada dos turistas na cidade.

Brasil

Elaine Silva, secretária de Turismo de Itapecerica da Serra

Elaine Silva, secretária de Turismo de Itapecerica da Serra

A secretária de Turismo de Itapecerica da Serra, Elaine Saron, abriu a sequência de painéis apresentando Itapecerica da Serra como um dos principais destinos turísticos de São Paulo. É uma das cidades mais antigas do Brasil, fundada em 1562, inicialmente possuindo tribos indígenas e depois tornando-se uma região jesuíta, é conhecida também por acolher os imigrantes japoneses. Outro ponto turístico importante para a cidade é o Maria Matter Ecclesiae, que é o único seminário fora de Roma que possui qualificação para formar novos líderes católicos.

Vinícius Lummertz, Secretário de Turismo do Estado de São Paulo, apresentou números referentes à economia de São Paulo e do Brasil como um todo e os programas relacionados ao Turismo em São Paulo, como o SP para Todos, um dos principais investimentos em campanhas de atração de turistas para o estado e o StopOver, em parceria com as companhias aéreas. Lummertz também fez comentários sobre a função do estado de ajudar a potencializar e estruturar os municípios, que devem se autopromover. Como auxílio, o Governo Estadual está criando um aplicativo digital que unifique as ofertas dos municípios e as direcione conforme o interesse do consumidor.

Vinicius Lummertz, secretário de Turismo de São Paulo

Vinicius Lummertz, secretário de Turismo de São Paulo (Foto: Eric Ribeiro)

A representante da Bahiatursa, Tamara Cardoso, que é Coordenadora de Turismo Cultural na Secretaria de Turismo da Bahia, apontou o esforço do estado em promover a cultura local de forma eficiente, permitindo que os turistas conheçam a capoeira, os terreiros de candomblé, participem de eventos religiosos como a Festa dos Orixás, entre outros. Isso foi possível a partir da criação das Redes de Turismo do Estado da Bahia, que une profissionais do turismo e pessoas que participam ativamente e que têm influência na cultura local e na religião, para proporcionar aos profissionais do turismo e aos moradores locais que também se beneficiam com o setor, uma maior possibilidade de lucros e de oportunidades de venda e geração de renda.

Além disso, a Irmã Dulce foi a primeira brasileira a ser reconhecida Santa. Para isso, a Bahia promoverá a primeira missa em território brasileiro já considerando a Santa. O evento acontece no dia 20 de outubro e os hotéis em Salvador no período já estão lotados, segundo a Coordenadora de Turismo Cultural.

Israel

Carolina Dias, do Turismo de Israel, Marcelo Michieletto, da MH Tour, e Tarcila Ferro, da Viajar Pelo Mundo

Carolina Dias, do Turismo de Israel, Marcelo Michieletto, da MH Tour, e Tarcila Ferro, da Viajar Pelo Mundo

Mediado por Ricardo Hida, curador do evento, e com a participação de Tarcila Ferro, diretora de redação da revista Viajar Pelo Mundo, Carolina Dias, Gerente de Promoção do Ministério do Turismo de Israel no Brasil e Marcelo Micheletto, diretor da MH Tour, o painel apresentou Israel como um destino democrático e tolerante e extremamente relacionado com as viagens relacionadas à espiritualidade. “Israel é uma mistura de história, espiritualidade e diversão”, disse Carolina Dias.

A cidade de Tel Aviv possui uma programação voltada para o público jovem, que busca passeios noturnos e festas e também promove uma das maiores paradas gays do mundo, segundo Tarcila Ferro. Marcelo Micheletto reforça ainda, pontuando que vários pacotes de viagens são comprados para antes ou depois da parada, para iniciar ou finalizar a viagem com o evento.

Micheletto também comentou que, apesar de grande parte das viagens para Israel possuírem um ticket médio baixo, principalmente porque a grande maioria das viagens é feita em grupos de peregrinação, é possível ter experiências de luxo, com visitas à vinícolas, passeios e guias privativos, entre outros.

Os principais atrativos turísticos apresentados foram: o Mar Morto, o Rio Jordão, Meca e o Muro das Lamentações. Segundo Micheletto, os roteiros são muito variados principalmente porque os atrativos turísticos mais importantes são selecionados dentro da perspectiva da religião. Em caso de viagens em grupo com o intuito da peregrinação, além do guia turístico local e histórico, há também o guia turístico religioso que direciona os passeios de acordo com a crença.

 

Receba nossas newsletters