SÃO PAULO – A Secretaria de Turismo de São Paulo lançou nesta terça-feira (3) as Rotas do Futebol e do Mototurismo, com o objetivo de ampliar as possibilidades de exploração turística no estado e valorizar diferentes aspectos de sua cultura e paisagens.
“A Rota do Futebol SP celebra essa rica herança e convida torcedores e turistas a mergulharem no universo do esporte que é sinônimo de identidade cultural. Com um roteiro que atravessa estádios icônicos, museus, bares temáticos, restaurantes e monumentos, o projeto une as tradições do futebol à diversidade do turismo paulista”, afirmou Roberto de Lucena, secretário de Turismo de São Paulo.
Para os apaixonados por futebol, a rota inclui locais históricos e emblemáticos, como Arena Pacaembu, Vila Belmiro, Neo Química Arena, Allianz Parque, Morumbi, Estádio do Canindé, além de outros pontos relevantes como o Estádio Conde Rodolfo Crespi (Rua Javari), Nabi Abi Chedid, Arena Nicnet, Estádio Fonte Luminosa e o Memorial Mauro Silva.
“Resultado de uma colaboração entre clubes e prefeituras de todas as regiões, a Rota do Futebol SP é uma oportunidade única de reviver momentos históricos, explorar novos destinos e experimentar a paixão que transcende as quatro linhas. Mais do que um roteiro, é uma experiência inesquecível, que transforma o amor pelo futebol em uma jornada de descoberta e emoção. Que essa rota inspire e celebre o que há de mais vibrante na cultura, no esporte e no turismo paulista”, concluiu Lucena.
Rota do Mototurismo em São Paulo
Para os motociclistas aventureiros, a rota contempla os seguintes circuitos:
- Rota dos Tropeiros
A Rota dos Tropeiros (SP-068) é uma estrada histórica, asfaltada, que percorre os municípios de Silveiras, Areias, São José do Barreiro, Arapeí e Bananal. Com traçado baseado nas antigas rotas de comércio do período colonial, passa por paisagens da Serra da Bocaina, cidades históricas e casarões coloniais, conectando atrativos culturais, fazendas históricas e reservas naturais.
- Rota Mantiqueira Paulista
Com cerca de 200 km de extensão, a Rota Mantiqueira Paulista atravessa cinco cidades: São José dos Campos (incluindo São Francisco Xavier), Monteiro Lobato, Santo Antônio do Pinhal, São Bento do Sapucaí e Campos do Jordão. A rota oferece experiências exclusivas para explorar a Serra da Mantiqueira, com estradas sinuosas, mirantes, cachoeiras e cenários de montanha ideais para mototuristas.
- Rota da Cantareira
Localizada em Mairiporã, a Rota da Cantareira inclui mais de 15 trilhas para ciclismo e motociclismo off-road, com níveis de dificuldade de moderado a pesado. Destacam-se trilhas como Pinheirinho, Pedra Rachada e Estrada da Caceia. Além disso, a região oferece estradas cênicas, como a Estrada da Roseira e Santa Inês, combinadas com boa gastronomia, locais seguros para motociclistas e atrações culturais.
- Rastro da Serpente
O Rastro da Serpente é um percurso de 260 km que liga Capão Bonito, em São Paulo, a Curitiba, no Paraná. O trecho paulista inclui cidades como Guapiara, Apiaí e Ribeira, com 129 km marcados por curvas acentuadas, especialmente entre Guapiara e Apiaí. O trajeto é conhecido pela beleza de sua estrada sinuosa, comparada à famosa Tail of the Dragon, dos Estados Unidos.