De 25/07 a 27/07, o Hotel Pullman Ibirapuera em São Paulo recebe o 2º Encontro Anual da IBC (International Business Communication) sobre Infraestrutura para a Copa. Na edição deste ano serão discutidos os investimentos em aeroportos, portos, rodovias e mobilidade urbana.
No primeiro dia do encontro, o workshop “As diretrizes para obter financiamento para a Construção de Obras de Transportes”, contou com a apresentação de Luiz Borges, professor, advogado e presidente da Apa/Fapes – BNDES. Borges discursou sobre todos os processos que envolvem desde a formatação até a aprovação de um projeto. O palestrante apresentou entre outros, as diretrizes necessárias para a aprovação de financiamento de projeto de grandes obras através do BNDES ou de instituições privadas. “O BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) é um agente financeiro”, afirmou Borges.
No caso da Copa das Olimpíadas, para viabilizar e concretizar todos os projetos de infraestrutura e transporte, é necessário obter a aprovação do financiamento, e, no caso do tipo da ação do BNDES, como o passo a passo de uma operação, o que fazer após o projeto ter sido aprovado, os riscos, os custos, análises e os tipos de empreendimentos, foram os principais assuntos destacados.
De acordo com Borges, para um projeto de financiamento ser aprovado no BNDES, este passa por uma equipe de até 50 pessoas, o que dificulta a corrupção. “É um sistema anti-corrupção e que pode levar tempo e atraso”, disse.
Lidiane Ferreira