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Inovação na gestão do Turismo abre seminário “Isto é Mato Grosso do Sul”

Primeiro painel do seminário Isto é Mato Grosso do Sul abordou inovação na gestão do Turismo

Primeiro painel do seminário abordou inovação na gestão do Turismo

CAMPO GRANDE – As ações de inovação na gestão do Turismo no Mato Grosso do Sul abriram os debates no seminário “Isto é Mato Grosso do Sul”, que acontece até a próxima quinta-feira (21). Participaram do painel de abertura o presidente da Fundtur-MS, Bruno Wendling, o diretor de Desenvolvimento do Turismo e Mercado, Geancarlo de Lima Merighi, e a coordenador a do observatório de Turismo do Mato Grosso do Sul, Danielle Cardoso de Moura.

A apresentação abordou o processo de governança implantada no setor para possibilitar ações conjuntas entre governo e iniciativa privada. Entre elas estão a criação do Conselho Estadual de Turismo, do observatório de Turismo e, principalmente, de uma legislação estadual de turismo, que instituiu o Sistema, a Política e o Pano Estadual de Turismo.

“Não havia uma legislação estadual de turismo, então a gente tinha que garantir as condições mínimas de continuidade das políticas de turismo. Por isso nos instituímos esta lei, que trouxe a Criação do Conselho Estadual de Turismo. Até aí nada inovador, mas que nunca tinha acontecido”, afirma Bruno Wendling.

As políticas levaram à criação de uma estrutura que uniu iniciativa privada e órgãos estaduais e municipais na formação das políticas de turismo do destino. “Sempre houve um equívoco que o empresário só cuida da porta pra dentro. Este é um paradigma que temos que quebrar e o empresário participar deste processo de governança”, salienta Wendling.

Este empoderamento de todos os agentes no processo foi destacado por Geancarlo de Lima Merighi, que falou sobre o estabelecimento de rotas regionais, como a Pantanal-Bonito e a Rota Norte, além da reativação da rota Caminho dos Ipês. “Precisamos empoderar as instâncias de governança para que cada uma tenha poder de decisão, com apoio do governo. Queremos que estas instâncias possam captar o recurso e fazer a própria promoção”, ressaltou o diretor de Desenvolvimento do Turismo e Mercado.

NÚMEROS

Os números para a criação de políticas de turismo também foram abordados para destacar a importância da criação do Observatório de Turismo do Mato Grosso do Sul, implantado no fim de 2017. O órgão possibilitou a criação de uma inteligência de mercado que identificou os principais mercados nacionais e internacionais. “Usamos estes dados para compor nosso planejamento de forma mais assertiva”, ressalta Danielle Cardoso de Moura.

RESULTADOS E METAS

O trabalho estratégico já rendeu resultados como a captação de voos adicionais de alta temporada, voos regulares, como Confins (MG) e Brasília, o lançamento de novos produtos e a criação de uma campanha estratégica e do site Visit MS, traduzido para inglês e espanhol. Outro destaque foi a realização de eventos como o Rally dos Sertões e o 1º Adventure Next Latin America.

Já entre as principais metas para o aumento do fluxo estão a certificação do aeroporto de Bonito, além da ampliação da pista e dos horários no aeroporto de Campo Grande, para garantir um aumento de operação. Na área de governança, a estratégia é a realização de oficinas e a criação de um fundo. Na área de produto o estado pleneja a criação de cinco roteiros integrados até junho de 2020. A expectativa é de um aumento de 10% na oferta de produtos nas operadoras.

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