Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Feiras e Eventos

Isto é MS: painel debate crescimento do segmento de birdwatching

Guto Carvalho, Ney Ginçalves e Edson Moroni participaram do painel sobre Birdwatching

Guto Carvalho, Ney Gonçalves e Edson Moroni participaram do painel sobre Birdwatching

CAMPO GRANDE – Existem mais de 1,8 mil espécies de aves catalogadas no Brasil. Deste total, cerca de 32% está no território do Mato Grosso do Sul, motivo que torna o destino um dos principais dco país no turismo de birdwatching. O nicho, quem vem se fortalecendo ao longo das últimas duas décadas, conta com cerca de 100 mil praticantes no Brasil e passou a ser uma das apostas do Turismo do estado. A expectativa é estabelecer uma rota de birdwatching com um produto formatado até 2020.

As tendências e conceitos deste segmento  foram debatidas durante painel no seminário “Isto é Mato Grosso do Sul”. Entre os participantes estava Guto Carvalho, criador e organizador do Encontro Brasileiro de Observação de Aves, que reforçou este crescimento do birdwatching no País.

“Inicialmente eramos 500, há 15 anos atrás, agora já somos cerca de 100 mil praticantes. Temos uma expectativa de chegar a um ou dos milhões rapidamente, impulsionados pelas redes sociais. Poucas atividades são tão intrínsecas nas redes sociais quanto o birdwatching”, destaca Carvalho.

Em sua apresentação, Guto destacou o crescimento da infraestrutura nos locais de prática da atividade e apontou isso como diferencial para o seu crescimento no destino. “A próxima tendência do birdwatching é a consolidação de estruturas de trabalho”, ressaltou. Guto ainda destacou a quantidade de eventos do seguimento ao ano, que em 2019 chegaram a 200.

BURACO DAS ARARAS

Case de sucesso no segmento, o Buraco das Araras, na região de Bonito, conta com mais de 150 espécies de aves registradas, sendo apontado como o maior local de concentração de araras-vermelhas no período reprodutivo. E justamente esta característica que foi explorada para garantir um bom posicionamento dentro do birdwatching

“Temos 155 espécies que podem encontrar na nossa área, mas há locaisem que tem muito mais. Então tivemos que identificar nosso atrativo. Identificamos que o perfil do nosso atrativo são fotos que serão únicas para o visitante. Formatamos um produto pensando na prática de atividade, encontrando principais pontos de observação e sabendo quais épocas. Tenho que permitir que o observador possa realizar com sucesso o foco da atividade dele, que é registrar a ave”, conta Edson Moroni, biólogo do Buraco das Araras.

EXCLUSIVIDADE

Também participante do painel, Ney Gonçalves, da Impacto, operadora de ecoturismo, destacou a busca por exclusividade entre os praticantes de birdwatching. “Esses grupos buscam produtos personalizados e exclusivos. São grupos de no máximo 15 pessoas com poder aquisitivo alto”, destaca ele. Gonçalves também citou modelos de produto formatados para a prática.

Receba nossas newsletters