Câmbio:

Idiomas:

Jornada Turismo 2030 debate clima e sustentabilidade na ABAV Expo 2025

unnamed 73 Jornada Turismo 2030 debate clima e sustentabilidade na ABAV Expo 2025
Jornada Turismo 2030 integra a programação do ABAV Talks (Aldemir Pereira/ABAV Nacional)

A 2ª edição da Jornada Turismo 2030, realizada durante a ABAV Expo 2025, terá foco em clima, sustentabilidade e regeneração cultural, ambiental e social. O evento acontecerá no dia 9 de outubro, das 15h às 18h45, na Arena Pontal do Riocentro (RJ), integrando a programação do ABAV Talks.

O objetivo é debater o futuro do setor sob a ótica da responsabilidade climática, alinhando o turismo brasileiro à agenda global de sustentabilidade e à preparação para a COP30, que será realizada em Belém (PA). “O turismo, responsável por cerca de 8% das emissões globais de gases de efeito estufa e altamente vulnerável às mudanças climáticas, deve assumir um papel de protagonismo”, afirma Ana Carolina Medeiros, presidente da ABAV Nacional.

A curadoria da Jornada é assinada por Jeanine Pires, sócia-diretora da Pires Inteligência em Turismo. A programação reúne lideranças, especialistas e gestores, que discutirão práticas regenerativas e modelos de desenvolvimento inovadores para o setor. “Nossa proposta é apresentar práticas testadas e bem-sucedidas, junto a projetos inovadores, estimulando empresas e destinos a assumirem responsabilidades climáticas efetivas”, afirma Pires.

Entre os painéis, destacam-se:

  • COP30 – O que está em jogo para o Brasil? Com Lucas Grilo (CEBDS) e Jeanine Pires.
  • Eco+ – Turismo, Carbono e Circularidade: neutralidade de carbono, economia circular e certificações sustentáveis, com Fernando Beltrame (Eccaplan), Eduardo Calderon (GOL) e Vinicius Crespo (Fecomércio RJ).
  • Águas+ – Turismo nas Zonas Costeiras e Regeneração Marinha: gestão de fluxos turísticos e regeneração ambiental, com Rudã Fernandes (Biofábrica de Corais), Guy Marcovaldi (Projeto TAMAR) e Bruno Wendling (Mato Grosso do Sul).
  • Cultura+ – Patrimônio, Música e Identidade: valorização de expressões culturais e saberes locais, com Antonio Pita (Diáspora.Black), Manuhã Pataxó (Tibá Etnoturismo) e Luciane De Lamare (Instituto Aupaba).

A iniciativa consolida a Jornada Turismo 2030 como espaço de reflexão e compartilhamento de experiências, estimulando ações concretas em prol da sustentabilidade e posicionando o turismo como vetor de regeneração social, cultural e ambiental.

Tópicos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *