Câmbio:

Idiomas:

LGBT+ Turismo Expo discute inclusão e amplia negócios na edição 2025 em São Paulo

Alex Bernardes idealizador do LGBT Turismo Expo LGBT+ Turismo Expo discute inclusão e amplia negócios na edição 2025 em São Paulo
Alex Bernardes, idealizador do LGBT+ Turismo Expo (Ana Azevedo/MeE)

A quarta edição da LGBT+ Turismo Expo começou na manhã desta quinta-feira (24), no Hotel Unique, em São Paulo, com foco em inclusão, visibilidade e fortalecimento de negócios voltados ao segmento LGBTQIA+ no setor turístico. O evento, que se consolidou como o principal encontro B2B da América Latina nesse nicho, reúne mais de 60 expositores e espera a participação de cerca de mil agentes de viagens e operadores.

Logo na abertura, Alex Bernardes, idealizador da feira, subiu ao palco para agradecer a presença dos participantes e dar o tom do evento. Ele destacou o crescimento da LGBT+ Turismo Expo e como ela vem ganhando espaço no calendário do trade. “É com imenso orgulho e alegria que damos início a essa edição histórica da LGBT Mais Turismo Expo, que consolida cada vez mais um lugar como o principal hub de turismo inclusivo do país.”

Entre os destaques, Alex mencionou a ampliação da rodada de negócios e a presença internacional. “Recebemos mais de 60 expositores com mais rodadas de negócios, passou de 14 produtos para 19. Contamos com a presença de cinco buyers internacionais, vindos da Espanha, Itália e Argentina.”

O evento também promove ações de relacionamento com os compradores estrangeiros. “Eles estão participando de um fan tour por São Paulo e, após o evento, seguem para outro roteiro com foco nos produtos turísticos brasileiros. A expectativa de público cresceu 15% em relação à edição anterior.”

O tema escolhido para este ano é “Família LGBT”. Segundo Alex, o objetivo é provocar o mercado e ampliar a noção de acolhimento dentro das experiências de viagem. “Esse tema celebra a pluralidade de afetos e a importância de garantir que todos os tipos de família sejam acolhidos por serviços de experiência no turismo.”

O evento conta com patrocínio e apoio de diferentes instituições. Alex fez questão de citar os principais parceiros: “Todos esses avanços não seriam possíveis sem o apoio da Fundação de Turismo do Mato Grosso do Sul, que apresenta o nosso evento. Temos também o Ministério do Turismo como apoiador máster nacional e a ProColômbia como máster internacional.”

Ao final, ele direcionou sua fala aos profissionais do setor presentes no auditório. Este evento é feito e pensado para vocês, agentes de viagens e operadoras de turismo. Que cada expositor e palestra de hoje aqui sejam um passo rumo a um mundo mais acolhedor.”

Mato Grosso do Sul reforça o apoio

Bruno Wendling da Fundtur MS LGBT+ Turismo Expo discute inclusão e amplia negócios na edição 2025 em São Paulo
Bruno Wendling, da Fundtur MS (Ana Azevedo/MeE)

Quem também participou da abertura foi Bruno Wendling, diretor-presidente da Fundação de Turismo do Mato Grosso do Sul. O estado é parceiro do evento desde a primeira edição e vem trabalhando para fortalecer políticas de inclusão no turismo. “Esse é o nosso quarto ano consecutivo apresentando este evento fantástico. O nível de organização, o profissionalismo da equipe, tudo isso mostra como o mercado LGBT é estratégico.”

Bruno relembrou o início da parceria com o evento e o posicionamento do estado: “Nós abraçamos esse mercado por volta de 2019, com muita vontade, de forma profissional, sensibilizando, capacitando e mostrando que é possível incluir o futurismo na inclusão.”

Wellington Melo, diretor do Hotel Unique, explicou como o hotel tem estruturado internamente ações para acolher melhor públicos diversos, com foco em políticas afirmativas. “Estou há 23 anos no hotel e, nos últimos cinco, temos feito um trabalho propositivo com grupos minorizados, por meio de comitês internos e censos com funcionários e lideranças.”

Melo também comentou os reflexos dessas medidas no dia a dia da empresa/ “Temos criado muitas políticas afirmativas, buscando parcerias com eventos e organizações que representam esses públicos. Se não criarmos essas pontes, dificilmente vamos ocupar esses espaços. É um prazer imenso receber pela segunda vez o evento do Alex aqui no nosso hotel.”

Paula Paiva de Oliveira do MTur LGBT+ Turismo Expo discute inclusão e amplia negócios na edição 2025 em São Paulo
Juliana Paiva de Oliveira, do MTur (Ana Azevedo/MeE)

Fechando a abertura oficial, Juliana Paiva de Oliveira, chefe da Assessoria do Ministério do Turismo, leu uma mensagem institucional em nome do ministro Celso Sabino e da secretária-executiva Ana Carla Lopes. A fala trouxe o posicionamento do Governo Federal sobre o turismo como vetor de inclusão. “O evento celebra a diversidade no setor turístico, mas também reforça o compromisso que temos, enquanto governo, com o presidente Lula, na construção de um país mais inclusivo, mais respeitoso e mais justo para todas as pessoas.”

Paula destacou a importância de garantir representatividade real nas políticas públicas do setor. “Nosso país é conhecido por sua hospitalidade e sua pluralidade. E essa riqueza não pode ser plena se ela também não for diversa.”

O Ministério também defende que a inclusão no turismo deve ir além do discurso. “Temos trabalhado na construção de políticas que incentivem um turismo responsável, seguro e representativo para todas e todos.”

E finalizou apontando o papel da feira nesse processo. “A LGBT+ Turismo Expo é um espaço de negócios, de diálogo e de fortalecimento da imagem do Brasil como destino acolhedor no cenário internacional.”

Antonio Melo diretor do Hotel Unique na abertura do evento LGBT+ Turismo Expo discute inclusão e amplia negócios na edição 2025 em São Paulo
Wellington Melo, diretor do Hotel Unique na abertura do evento (Ana Azevedo/MeE)

Tópicos relacionados